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01/06/2025
Atacadão registra aumento de 6,9% nas vendas em mesmas lojas; Sam’s tem queda de 3,8%
POR Barbara Fernandes
EM 15/04/2025

Foto: Divulgação
Durante o primeiro trimestre de 2025 (1T25), o Atacadão registrou um crescimento de 7,3% nas vendas brutas, com um total de R$ 20,7 bilhões. Em relação às vendas em mesmas lojas a evolução foi de 6,9%, o que representa o quinto trimestre consecutivo com resultados positivos nesse percentual. O total de lojas no fim de março era 380, cerca de 3,8% a mais do no 1T24.
Além disso, mais 13 unidades do atacarejo receberam serviços de padaria, açougue e fatiados, totalizando 170 com os serviços até o final de março. As vendas online representaram 9,3% do total, um aumento de 3,3 p.p. vs o 1T24.
Já o Sam’s Club, outra bandeira que tem sido o foco dos planos de expansão do Grupo Carrefour nos últimos anos, apresentou um aumento de 1,9% nas vendas brutas, alcançando um total de R$ 1,7 bilhão nos primeiros três meses de 2025. O percentual representa uma desaceleração no ritmo de crescimento que o canal tem apresentado nos últimos anos. Para se ter uma ideia, entre o 1T24 e o 1T23 houve um aumento de 21,5%.
As vendas em mesmas lojas do clube de compra também apresentaram queda pela primeira vez em mais de um ano com -3,8%. Para efeito de comparação, no 1T24 a evolução foi positiva com aumento de 6,9%.
Em relação ao número de lojas, o Sam’s Club fechou o 1T25 com 58 unidades, sete a mais do que no 1T24. As vendas via canal digital representaram 5,8% das vendas do formato, +0,2 p.p. vs. o ano passado
O Hipermercado Carrefour seguiu em movimento de redução das vendas brutas, porém desacelerou o percentual da queda. No 1T25 os hipermercados registraram R$ 6,4 bilhões de vendas – retração de 6,3% na comparação ano a ano, porém no 1T24 a redução foi de 10,7% em relação a 2023. Em movimento contrário, as vendas em mesmas lojas apresentaram uma evolução positiva com crescimento de 2,6%, sendo que no segmento alimentar esse crescimento foi de 3,9%, enquanto entre os itens não alimentares foi de 0,8%.
A penetração das vendas do digital no varejo atingiu 19,6% no trimestre (+2,2 p.p. a/a), e no segmento alimentar a penetração foi de 10,6% (+2,1 p.p). Ao final do 1T25, a companhia tinha 112 lojas, 11 a menos do que no 1T24, devido a continuidade do movimento de fechamento e conversão das unidades.
No total, o Grupo Carrefour Brasil registrou R$ 28,8 bilhões de vendas brutas, um crescimento de cerca de 3,6%. Já em relação às vendas em mesmas lojas a evolução foi de 5,4%.
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Barbara Fernandes
Repórter