ÚLTIMAS NOTÍCIAS
08/05/2025
Atacadão cresce acima do mercado nas vendas em mesmas lojas pelo 5º tri consecutivo
POR Barbara Fernandes
EM 07/05/2025

Foto: Divulgação
O Atacadão segue sendo o principal impulsionador de crescimento do Carrefour. As vendas em mesmas lojas, por exemplo, aumentaram 6,9% no primeiro trimestre de 2025 (1T25). A receita bruta ficou em R$ 20,6 bilhões no período, alta de 7,3% em relação ao 1T24. Já o Ebitda da bandeira ficou em R$ 1,2 bilhão, aumento de 12,7%.
Em linha com a estratégia para aumentar o tráfego de clientes B2C, foram adicionados serviços (padaria, açougue e fatiados) em 170 lojas. Já as vendas via canal digital representaram 9,3% do total do Atacadão, +3,3 p.p. vs. último ano.
Sam’s Club tem queda de quase 4% nas vendas em mesmas lojas
Por outro lado, o Sam’s Club apresentou uma queda de 3,8% nas vendas nas mesmas lojas, decorrente da forte expansão nos últimos 12 meses e pela depreciação da moeda local, que teve efeito negativo nos preços de importados.
A receita bruta do clube de compras ficou em R$ 1,7 bilhão, 1,9% a mais do que no 1T24, representando 6% das vendas totais do Grupo. As vendas via canal digital foram responsáveis por 5,8% desse total, aumento de 0,2 p.p. a/a.
Já o Ebitda apresentou uma redução de 4,6 p.p.
Varejo apresenta queda de 6,3% na receita devido ao fechamento e conversão de lojas
Com a redução de lojas, o segmento de varejo do Grupo Carrefour Brasil segue em queda na receita bruta. Para se ter uma ideia, no 1º trimestre de 2025 a receita do formato ficou em R$ 6,4 bilhões, redução de 6,3% na comparação ano a ano. O Ebitda também caiu 0,2 p.p.
Em movimento contrário, as vendas em mesmas lojas tiveram avanço positivo de 2,6%. Já as digitais atingiram 19,6% das vendas no trimestre (+2,2 p.p. a/a), sendo que a penetração do e-commerce de alimentos foi de 10,6% (+2,1 p.p. a/a).
Durante o período, também foram convertidas 17 lojas de varejo em unidades do Atacadão e Sam’s, e foram fechados 30 estabelecimentos. Além disso, a empresa finalizou a parceria no estado de Minas Gerais com a operação de 15 supermercados.
Grupo Carrefour tem aumento de 476,9% no lucro
Um dos principais destaques do Grupo Carrefour Brasil no trimestre foi o lucro líquido de R$ 225 milhões, que representa um aumento de 476,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita bruta ficou em R$ 28,8 bilhões, 3,6% a mais do que o alcançado no mesmo período do ano anterior. Já o Ebitda ficou em R$ 1,4 bilhões – aumento de 3,7%.
Em relação às vendas nas mesmas lojas, a frente brasileira da empresa notou um aumento de 2,8% com efeito calendário.
Fechamento de capital
Conforme informamos, o Grupo Carrefour aprovou o fechamento do capital no Brasil, após votação que ocorreu no fim de abril. No comunicado de resultados do 1º trimestre deste ano, Stephane Maquaire informou que essa oferta é emblemática do compromisso do Carrefour com o Brasil.
“Como empresa de capital fechado, esperamos ganhar agilidade nas decisões e simplificar ainda mais nossos processos e estrutura. Nesse novo capítulo de nossa trajetória de 50 anos no Brasil, aproveitamos para agradecer aos nossos investidores pelo apoio, confiança e parceria ao longo dos quase 8 anos como empresa listada em bolsa."
Notícias relacionadas

Estoque sob controle: como Supernosso e Grupo Koch usam tecnologia para crescer

Supermercados Condor reinaugura unidade no Paraná

Grupo Mateus tem aumento de 27,4% no Ebitda

Nordestão planeja a abertura de 10 novas lojas até 2027
Barbara Fernandes
Repórter