ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Assaí irá continuar desacelerando a expansão em 2025
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/10/2024

Foto: Divulgação
O Assaí acaba de reduzir pela metade o número de novas lojas previstas para 2025 – de 20 para 10. O movimento vem após alguns anos de forte expansão, e tem como objetivo diminuir o capex e acelerar a desalavancagem. Para se ter uma ideia, a estratégia pode criar uma economia estimada entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão.
Com isso as despesas relacionadas às novas lojas programadas para o próximo ano ficarão em torno de R$ 650 a R$ 750 milhões. Já o restante do capex previsto será destinado para a infraestrutura, sistemas de TI e inovação; e manutenção e instalação de novos serviços, como a padaria, açougue e fatiamento de frios, nas lojas já existentes.
Em 2022 a empresa inaugurou cerca de 60 unidades, já em 2023 foram 44 – totalizando 104 inaugurações, das quais 64 foram fruto de conversão de espaços anteriormente ocupados pelo Hipermercado Extra. Já no primeiro semestre deste ano foram cinco aberturas.
A rápida expansão dos últimos anos impulsionou também o Ebitda da companhia. Em 2022, junto ao maior número de aberturas, ele disparou para 4,4x. Em 2023, caiu para 3,8x e a estimativa para este ano é de alcançar 3,2x. Já em 2025, a expectativa de redução é ainda maior, com 2,6x.
Para 2026, a previsão é que a empresa abra 20 unidades. Porém, assim como em 2025, isso pode mudar conforme a evolução do cenário macroeconômico
O que impulsiona a redução nas aberturas do Assaí para os próximos anos
A mudança no planejamento estratégico teve como uma de suas principais influências as altas na taxa Selic e as expectativas da curva de juros nos próximos anos. Ao que tudo indica, o Assaí também estuda a possibilidade de realizar uma operação sale and leaseback para levantar aproximadamente R$ 1 bilhão e acelerar a redução na alavancagem.
Fonte: Brazil Journal
Notícias relacionadas

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade
