Assaí e Carrefour são as marcas de varejo mais lembradas pelos consumidores
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/10/2024
Foto: Divulgação
O Assaí ocupa o primeiro lugar de marcas mais lembradas do varejo que possuem lojas físicas. Logo depois, está o Carrefour, e se considerar somente o varejo alimentar temos em seguida o Extra, Pão de Açúcar, Walmart, Mix Mateus e Supermercados BH.
Os dados são do levantamento Branding Brasil, produzido pela EdVarejo com 2.520 respondentes da região Norte (7%), Nordeste (25%), Sudeste (44%) e Centro-Oeste (8%).
A pesquisa também aborda como é a relação dos consumidores com esses comércios e indica que quando o assunto são os supermercados e hipermercados, há uma preferência de 91% pelas compras em lojas físicas. Já as compras em lojas online são mais populares entre a classe A (36%) do que a classe D/E (21%).
O estudo ainda indica que as marcas fortalecidas regionalmente têm mais facilidade de construir uma boa relação com o seu público. Isso é evidenciado pelo destaque do Supermercado BH em relação a lealdade (73%) e do Mix Mateus em termos de intenção de compra (84%) e de recomendação (83%). Contudo, o Assaí possui o maior índice de satisfação (87%).
Em movimento contrário, o Extra tem os menores percentuais de lealdade, intenção de compra e recomendação. No quesito satisfação, o Pão de Açúcar apresenta o menor índice (74%).
No funil de conversão, que considera o conhecimento da marca, experiência, vontade de voltar a comprar e desejo de recomendar para outros as empresas regionais – Mix Mateus e Supermercados BH – também se destacaram com performance de 41% e 37%, respectivamente. Logo depois, está o Assaí com 33%, o Carrefour com 22%, o Extra e o Pão de Açúcar, com 16% cada, e o Walmart com 15%.