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11/11/2025
Assaí destaca 4 avenidas de crescimento para seus negócios
POR Alessandra Morita
EM 11/11/2025

Imagem: Divulgação
A economia segue trazendo desafios para as empresas do setor. Nesse cenário, o Assaí Atacadista – segunda maior companhia do varejo alimentar no País – enxerga 4 principais avenidas para o seu crescimento: o “mundo saúde”, marca própria, serviços financeiros e negócios digitais. A análise foi feita por Belmiro Gomes, CEO da empresa, durante teleconferência de resultados, realizada no último dia 07/11.
Segundo o executivo, essas oportunidades surgem de algumas vantagens competitivas da companhia. Entre elas, está a marca, que foi apontada como a mais valiosa do varejo alimentar pelo InfoMoney, avaliada em R$ 12,2 bilhões. Somam-se a isso reconhecimentos como o Top of Mind e conquistas, tais quais o fluxo mensal de 40 milhões de pessoas que transitam por suas lojas, a presença em 60% dos lares da Grande São Paulo e o fato de ser a maior operação de cash & carry individual do País.
Saúde
Belmiro explicou que existem muitas possibilidades na linha de medicamentos, vitaminas e suplementos, além de higiene pessoal. Essas categorias podem ser diretamente beneficiadas pelo grande número de pessoas que frequentam a rede.
Marca própria
O Assaí está iniciando um projeto para ter sua linha de produtos. Segundo o CEO da empresa, a dificuldade da marca própria no Brasil se explica devido à complexidade tributária e ao tamanho do País. Com isso, o alto custo logístico inviabiliza, por exemplo, levar para o Nordeste um produto fabricado no Sudeste.
A mudança de cenário reside no fato de que o Assaí une agora tanto a força da marca quanto um adensamento robusto de filiais. “Alcançamos 160 lojas no eixo Rio-São Paulo, em que não há problema de tributação e de custo logístico alto”, disse Belmiro.
Ele ressaltou ainda que uma parte da população está mais disposta a comprar itens com preços melhores. Também comentou que os produtos de marca própria devem começar a chegar às lojas no primeiro trimestre do ano que vem.
Serviços financeiros
A empresa já tem um piloto nessa área voltado ao público B2B. “Até o final do ano, a gente deve ter algumas novidades nesse quesito. Tratam-se [os serviços financeiros] de uma das principais alavancas de valor a partir do fluxo que a companhia tem”, afirmou o CEO.
Digital
As parcerias com os last miles vêm gerando bons números. De acordo com o release de resultados, “o acordo firmado em 2024 com o iFood resultou em um crescimento de 260% nas vendas através de parceiros last mile no 3T25, em comparação ao mesmo período de 2024”.
Belmiro Gomes disse na teleconferência que há uma adesão cada vez maior do cliente a esse canal e que o esforço logístico é menor nesse modelo.
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