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30/09/2025
Assaí aumenta automação e aposta em soluções digitais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/09/2025

Foto: Divulgação
A transformação digital tornou-se parte central da estratégia do varejo brasileiro. O avanço do atacarejo, a pressão competitiva e a busca por eficiência colocaram a tecnologia no centro das decisões, indo além do papel de suporte e assumindo relevância na experiência do cliente e na operação.
Nesse cenário, o Assaí Atacadista tem acelerado seus investimentos em inovação e integração de processos, com foco em eficiência, digitalização e novas formas de relacionamento.
Para detalhar essa jornada, Rodrigo Callisperis, CIO da companhia, concedeu entrevista à Infor no âmbito do estudo Infor Report 2025 – Inovação no Varejo.
Segundo ele, o setor historicamente priorizou expansão física e eficiência operacional, mas hoje inovação está associada à segurança da informação, análise de dados e competitividade.
A pressão por investimentos em tecnologia decorre da alta competição, em especial do avanço do atacarejo, que ganhou espaço sobre formatos tradicionais. Para enfrentar esse cenário, o executivo conta que a inovação permite melhorar processos e aproximar as empresas dos clientes.
"No Assaí, a tecnologia vem sendo uma base de investimentos há alguns anos, mas intensificou a partir de 2022. Crescemos muito em número de lojas, mas agora, o foco é olhar para dentro e ser o mais eficiente possível. É aí que entra a tecnologia. Investimos continuamente em arquitetura, integração, modernização de processos e em um ecossistema de soluções on-premises e em nuvem, além de segurança da informação", explica.
Nos caixas, a rede aposta na expansão do autoatendimento, que deve alcançar 200 lojas em 2025. A companhia também amplia a atuação no digital com parcerias de last mile com plataformas como iFood, Rappi e Uber. A estratégia busca integrar serviços online ao contato físico nas lojas.
Ele destacou ainda o papel do cliente pessoa jurídica, que se beneficia de descontos e exclusividades. "O cliente Pessoa Jurídica é muito relevante e, na maioria das vezes, ele é uma empresa pequena ou até mesmo um microempreendedor individual, que vende doces, salgados, entrega marmita ou tem o seu bar ou restaurante", finaliza.
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