16/05/2025
Aquisições movem o setor no último semestre de 2024
POR Barbara Fernandes
EM 25/10/2024

Foto: Adobe Stock
As aquisições e fusões têm impulsionado o setor do varejo alimentar, principalmente devido ao processo de desalavancagem financeira dos últimos anos. Contudo, o setor ainda é altamente pulverizado e boa parte das empresas fatura abaixo de R$ 1 bilhão anualmente.
Nesse cenário, as negociações para aquisição têm redefinido as estratégias e ampliado o alcance de varejistas regionais. Algo que reflete a busca por consolidação e fortalecimento em um ambiente altamente competitivo, onde inovação, eficiência e escalabilidade são fundamentais.
Neste semestre, essas operações estão mais frequentes, e até o momento já foram quatro. Para citar alguns, tivemos a negociação da Plurix, holding do Pátria Investimentos, para a aquisição de 85% do Paraná Supermercados. Isso levará a empresa a um faturamento de aproximadamente R$ 10 bilhões neste ano, podendo garantir um lugar entre os Top 10 maiores varejistas alimentares do Brasil. Em junho, a Plurix também adquiriu o Grupo Amigão.
Mais recentemente, o Festval comprou o Verde Mais Fresh Market, que possui quatro unidades em Curitiba (PR). A partir do final de novembro, as lojas passarão por reestruturações para se adequarem ao padrão do Festval. Esse movimento servirá para ampliar a presença da empresa no estado.
Outras empresas têm realizado aquisições somente de algumas unidades, como é o caso da compra de três lojas do Inter Supermercados pela Rede Supermarket. Ou ainda, a aquisição do Supermercados BH de alguns empreendimentos do Top Mais, o que dará continuidade aos seus planos de expansão no mercado capixaba. Além delas, diversos varejistas regionais adquiram unidades deixadas pelo Dia e Carrefour ao longo do ano.
Essas aquisições são exemplos do papel essencial das fusões e compras para o crescimento e fortalecimento do varejo alimentar no Brasil, promovendo avanços estruturais e oportunidades de expansão regional e nacional. Por meio desses processos, as empresas não só consolidam sua presença em novos mercados, mas também agregam eficiência e inovação ao setor, criando redes mais robustas e preparadas para enfrentar os desafios.
Notícias relacionadas

Supermercados BH chega a nova cidade com loja convertida do Bretas

Rede Poupe Real amplia atuação com novos supermercados em Paulínia

Boa Supermercados chega a Paulínia com unidade prevista para junho

Bretas reinaugura 5 lojas em Goiânia com mudanças no layout e novas seções
Barbara Fernandes
Repórter