14/11/2025
Aquisições movem o setor no último semestre de 2024
POR Barbara Fernandes
EM 25/10/2024

Foto: Adobe Stock
As aquisições e fusões têm impulsionado o setor do varejo alimentar, principalmente devido ao processo de desalavancagem financeira dos últimos anos. Contudo, o setor ainda é altamente pulverizado e boa parte das empresas fatura abaixo de R$ 1 bilhão anualmente.
Nesse cenário, as negociações para aquisição têm redefinido as estratégias e ampliado o alcance de varejistas regionais. Algo que reflete a busca por consolidação e fortalecimento em um ambiente altamente competitivo, onde inovação, eficiência e escalabilidade são fundamentais.
Neste semestre, essas operações estão mais frequentes, e até o momento já foram quatro. Para citar alguns, tivemos a negociação da Plurix, holding do Pátria Investimentos, para a aquisição de 85% do Paraná Supermercados. Isso levará a empresa a um faturamento de aproximadamente R$ 10 bilhões neste ano, podendo garantir um lugar entre os Top 10 maiores varejistas alimentares do Brasil. Em junho, a Plurix também adquiriu o Grupo Amigão.
Mais recentemente, o Festval comprou o Verde Mais Fresh Market, que possui quatro unidades em Curitiba (PR). A partir do final de novembro, as lojas passarão por reestruturações para se adequarem ao padrão do Festval. Esse movimento servirá para ampliar a presença da empresa no estado.
Outras empresas têm realizado aquisições somente de algumas unidades, como é o caso da compra de três lojas do Inter Supermercados pela Rede Supermarket. Ou ainda, a aquisição do Supermercados BH de alguns empreendimentos do Top Mais, o que dará continuidade aos seus planos de expansão no mercado capixaba. Além delas, diversos varejistas regionais adquiram unidades deixadas pelo Dia e Carrefour ao longo do ano.
Essas aquisições são exemplos do papel essencial das fusões e compras para o crescimento e fortalecimento do varejo alimentar no Brasil, promovendo avanços estruturais e oportunidades de expansão regional e nacional. Por meio desses processos, as empresas não só consolidam sua presença em novos mercados, mas também agregam eficiência e inovação ao setor, criando redes mais robustas e preparadas para enfrentar os desafios.
Notícias relacionadas
Resultados 3T253T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas
EstratégiaSam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor
ExpansãoX Supermercados cresce em SP com inauguração de loja prevista para amanhã
GestãoTá na hora de repensar seu Calendário Promocional
Barbara Fernandes
Repórter








