12/04/2025
Aposte em uma categoria de R$ 21 bilhões com potencial para crescer ainda mais
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Mondelēz International
EM 11/04/2025

Divulgação
Pense em uma categoria que é a 3ª maior do canal moderno, com faturamento anual de R$ 21 bilhões, superando pães, salgadinhos e café. Além disso, está presente em 93% dos lares brasileiros. Se imaginou o corredor de chocolates de suas lojas, você acertou.
Dona da marca Lacta, a Mondelēz International ressalta que 67% das pessoas consomem chocolate ao menos uma vez por semana e que 70% dizem que a entrega do produto é única e essencial devido ao sabor e indulgência.
Esse comportamento é um indicativo do potencial que a categoria tem para continuar crescendo no canal alimentar. A ele soma-se o fato de que, embora seja o 7º maior mercado global para o produto, o Brasil é o 46º do mundo em consumo per capita.
“É importante frisar ainda que as cestas de compras que incluem chocolates crescem 50% mais do que aquelas sem o produto, de acordo com a Kantar”, explica Juliana Bonamin, Vice-Presidente de Vendas da Mondelēz Brasil.
3 formas de incentivar as vendas
A fabricante investiu em levantamentos sobre a categoria para ajudar o varejista a impulsionar o sell out, desenvolvendo a categoria e adotando estratégias mais assertivas. Juliana lembra que a penetração nos domicílios era de 85% em 2002 e que houve um avanço de 8 pontos percentuais até o ano passado.
“Um aspecto importante é que os chocolates são incrementais, pois não canibalizam as vendas de outras categorias, além de crescerem mais rapidamente”, comenta a VP de venda da empresa.
De acordo com a Mondelēz International, garantir um sortimento capaz de atender as necessidades do consumidor é um dos pilares para o varejo ampliar as vendas. Também é essencial adequar o espaço da categoria ao seu share nas gôndolas e ajustar a exposição à maneira de comprar do shopper.
A empresa já implementou projetos com essas características no varejo alimentar, alcançando resultados positivos. Entre em contato com seu gerente regional para saber como trabalhar esse conceito em suas lojas.
Leia mais sobre o assunto:
Chocolate já gera o 3ª maior faturamento no varejo alimentar, mas está subdimensionado nas lojas
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