ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/01/2025
Ambev vende marca de sucos para empresa mineira
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/01/2025
Ativação da Top Agência para a marca Do Bem. Foto: Divulgação
A Ambev acaba de assinar um acordo para a venda da sua marca de sucos Do Bem para a Tial, também fabricante de sucos controlada pelo fundo Victoria Falls e pelo grupo do setor de alimentos Pif Paf (por meio da holding CRL Empreendimentos). O acordo aguarda a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), e envolve a venda dos direitos de propriedade intelectual e cópias de fórmulas do Do Bem, que continuará sendo comercializado pela Tial.
Criada em 2007, a Do Bem foi adquirida pela Ambev em 2016 com o objetivo de expandir e reforçar o portfólio de não alcoólicos da empresa. O motivo para a transferência quase uma década após a aquisição se deve ao baixo desempenho em vendas. Apesar do crescimento trimestral da categoria de não alcoólicos, o suco tem demonstrado um baixo desenvolvimento, e o aumento nas vendas tem sido puxado pelas marcas Pepsi, com Pepsi Black e Guaraná, com Guaraná Zero, além do Gatorade e RedBull.
No 3º trimestre de 2024 a categoria de não alcoólicos na Ambev representou 8,8% da receita total.
Em nota, a Ambev afirmou que a venda permitirá que ela priorize e invista ainda mais em outras marcas e segmentos do negócio.
Quem é a Tial?
A Tial é uma empresa brasileira, fundada em 1986 em Minas Gerais. Sua capacidade de produção é de 96 milhões de litros por ano, e atualmente seu portfólio é composto por 51 produtos entre néctares, sucos 100%, águas de coco e outras bebidas à base de frutas.
A empresa comercializa produtos nacionalmente e internacionalmente para países como Estados Unidos, Japão e Portugal.
A Tial é controlada pelo grupo Pif Paf, que hoje enfrenta uma situação financeira complexa vendendo ativos para reduzir a alavancagem, e pelo fundo de investimentos Victoria Falls, que investe em segmentos de mineração, alimentos saudáveis e serviços de escritório e apoio administrativo.
Fonte: Valor Econômico e Exame