10/08/2025
Alinhamento estratégico: no 2º dia do Trade Connection, áreas trade do varejo e da indústria se conectam sem intermediários
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/07/2025

Foto: SA+
“O Alinhamento Estratégico é um encontro absolutamente fundamental para esse movimento do trade que a gente está fazendo”. É dessa forma que Eduardo Jaime, CEO da SA+, descreve o segundo dia do Trade Connection, que consiste em reuniões de trabalho individuais entre o trade do varejo e da indústria.
Somado ao primeiro dia, que reuniu cerca de 2000 pessoas no Pro Magno em São Paulo, o evento se tornou uma potência, embalando um movimento que coloca o trade marketing nos holofotes das estratégias do varejo e da indústria. “O resultado é o Trade avançando no protagonismo”, ressalta Eduardo.
Realizado ontem (30/07) na capital paulista, o Alinhamento Estratégico contou com mais de 200 reuniões entre decisores do varejo e da indústria. Participaram 18 fornecedores e 40 varejistas.
Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade
“É trade com trade, de forma verdadeira, sem intermediários, discutindo estratégias puras para o desenvolvimento do negócio. A grande maioria – 80% – vem para falar de projetos, de planejamento de ações dentro de um calendário para desenvolver categorias, de inovações ou especificamente de produtos”, completa o CEO da SA+ Trade.
Segundo ele, os varejistas se estruturam para participar das reuniões, pois sabem que será uma conversa direta. “O que a gente escuta muito sobre o Alinhamento Estratégico é a questão da proximidade, de eles poderem estar com pessoas que normalmente não conheceriam. Eles vêm para conversar sem amarras, sem abordar volume e preço”, enfatiza.
Além das expectativas
Cintia Viegas, diretora de marketing e trade marketing da Casa do Arroz
“Eu tinha uma expectativa sobre o Alinhamento Estratégico, e o resultado foi ainda melhor”, diz Cintia Viegas, diretora de marketing e trade marketing da Casa do Arroz, com 5 lojas no interior do RJ.
“O estreitamente de trade com trade é muito importante. Ele faz com que toda a jornada do cliente se desenvolva”, afirma ela. “Essa oportunidade do segundo dia do Trade Connection é realmente incrível, maravilhoso e muito agregador”, acrescenta.
Aproximar o relacionamento
Matheus e Mario Viezzer, presidente e superintendente comercial do Viezzer
“No Alinhamento Estratégico, podemos nos sentar e conversar com cada empresa. Isso é importante, pois precisamos aproximar o relacionamento. E é isso o que o segundo dia do Trade Connection nos proporciona”, afirma Mario Viezzer, presidente do Viezzer Supermercados (RS).
Superintendente comercial da rede, Matheus Viezzer explicou que o encontro permite ao varejo levar às indústrias as suas dores. Dessa forma, ele diz ser possível resolver problemas que estão na ponta.
“Tivemos acesso a toda a parte de comunicação, às estratégias dos fornecedores, ao calendário promocional e às inovações por termos falado diretamente com o trade. Também discutimos a oportunidade de execuções em loja”, conta Matheus.
Falar e ouvir
Marcos Manéa, diretor-geral da Unibrasil
Os dois dias do Trade Connection são vistos como estratégicos por Marcos Manéa, diretor-geral da Unibrasil. “O Dia 1 é excelente para nos dar conteúdo e chegarmos com maior propriedade para o dia de alinhamento com as indústrias”, avalia o executivo.
“Os cases apresentados no primeiro dia nos ajudam muito com os fornecedores, pois abrem nossas cabeças”, completa. Já nas reuniões, afirma Manéa, há a possibilidade de ter um contato mais próximo com o time de trade dos fornecedores. “Temos tempo para conversar, falar das dores e ouvir a proposta deles”, finaliza.
Notícias relacionadas

#TradeConnection: Supernosso e Rede Sol contam como instore media têm transformado suas lojas

#TradeConnection: Mercado Livre reforça o potencial de sua plataforma como canal para o varejo alimentar

A revolução da IA já começou e quem demorar vai ficar para trás
