Acompanhando a história do setor, Cepêra cresce duas vezes mais no varejo
POR Alessandra Morita
EM 21/11/2024
Família controladora da Cepêra: Décio Costa (sentado), Décio Costa Filho e Daniela. Foto: Divulgação.
Novembro é o mês em que se comemora o Dia do Supermercados (12/11). Como se sabe, o sucesso que o setor tem acumulado ao longo dos anos foi construído com a resiliência e a perseverança das famílias empreendedoras à frente desses negócios. Soma-se a esse alicerce o relacionamento com os fornecedores, muitos dos quais tão longevos quanto sua própria história. É o caso da Cepêra, empresa 100% nacional que completará 78 anos de história em 2025.
Nessas quase oito décadas, a indústria acompanhou a evolução do varejo supermercadista e de seus consumidores, adaptando-se às novas necessidades. Assim como muitos de seus clientes, a Cepêra, que completará 78 anos em 2025, é uma empresa familiar, adquirida em 1968 por Décio Costa do empresário Abílio Cepêra.
Atualmente, dois membros da família estão no negócio: Décio Costa Filho, atual CEO, e Daniela Costa, diretora financeira e de TI. Eles têm o suporte de profissionais com grande experiência no mercado nas áreas-chave da empresa, como César Santos, diretor de vendas da empresa, e Carolina Penteado, diretora de marketing.
Confira nesta entrevista do CEO como tem sido a relação da
Cepêra com o varejo e as adaptações do negócio com foco no consumidor e nos
clientes.
Evolução do setor
“O varejo regional brasileiro não deve nada para o mundial”, avalia Décio Costa Filho. De acordo com ele, existem desafios, como o logístico, devido às características do País, mas do ponto de vista da experiência do cliente, o Brasil conta com lojas supermodernas.
“As empresas do setor são dinâmicas e têm uma capacidade de adaptação muito grande. Muitas datam dos anos 1950. Por quantos planos econômicos elas passaram nesse período, sempre buscando o melhor?”, questiona.
“Isso trouxe um aprendizado, um conhecimento e uma resiliência, que se tornaram um diferencial do setor perante outros varejos”, completa Costa.
Relacionamento
Na avaliação de Décio Costa Filho, a colaboração entre indústria e varejo melhorou muito nos últimos anos. “O trabalho desenvolvido pela SA+ com essa finalidade ajudou bastante a desenvolver uma conversa franca e aberta sobre os objetivos comuns”, analisa.
Também vem entrando com maior frequência na pauta do relacionamento as formas de atender melhor o consumidor de forma conjunta. “Percebemos que hoje não importa se está na periferia ou em regiões mais centrais, o brasileiro quer ter o mesmo atendimento, além de uma loja limpa, organizada, confortável e fácil de encontrar os produtos”, afirma o CEO da Cepêra.
Portfólio para o consumidor
Foi com esse foco que nasceu o conceito de Sabores, criado pela empresa. “Nosso objetivo com essa proposta foi o de colocar todos os produtos voltados a potencializar o sabor para o consumidor em um único corredor”, explica o empresário.
Com isso, a empresa acabou criando a categoria de Sabores, que conta cerca de 60 itens. Entre eles, estão condimentos, molhos, pimentas, azeites, conservas, molho de tomate, aromas e doces.
Inovações
Os novos produtos também são uma parte importante da estratégia da fabricante. De 2018 para cá, 100 novos SKUs entraram no portfólio. Para se ter uma ideia, apenas neste ano foram lançados 16 itens, enquanto em 2023, chegaram ao mercado 21 novidades.
“Queremos entregar produtos feitos no Brasil, que tenham o mesmo sabor, a mesma qualidade e a mesma experiência de embalagem de um produto global. A ideia é ter ainda uma precificação bem interessante, saindo do preço popular, mas em torno de 20% mais barata do que as líderes”, afirma Décio.
Fazem parte dos lançamentos mais importantes a linha Umai, voltada à culinária japonesa, o grão de bico pronto – basta o consumidor dar seu toque especial –, a mostarda com mel, o Ketchup Picles (feito com 10 tomates), as maioneses sem glúten, produzidas com ovos de galinhas livres, entre outros.
Não por acaso o posicionamento atual da marca é “A gente inventa, você reinventa”, como explica Carolina Penteado, diretora de marketing. “Nós oferecemos os melhores produtos e ingredientes, e o consumidor reinventa seus momentos e suas memórias”, explica a executiva.
Parcerias
Dentro dessa proposta e da busca por inovação estão ainda as parcerias estratégicas da Cepêra. A mais recente é a linha do Assador, com o apresentador de TV Netão, que traz opções de molhos para incrementar o churrasco.
Somam-se a essa novidade os produtos lançados com a marca de fast food Bob’s – em três sabores (Big Bob, Burger & Salad Bob’s e Grill Bob’s Sabor Costela – e com o Madero, envolvendo uma linha especial de Ketchup para a cadeia de restaurantes, além da Unilever, com a linha de molhos.
Crescendo no varejo
Desde que assumiu a Cepêra, a família Costa tem buscado colocar a marca próxima do varejista, seja com comunicação especializada ou participação em eventos do setor. Com o tempo, o segmento de foodservice tomou corpo para a fabricante, o que acabou tendo aderência do formato de atacarejo, a partir dos anos 1970.
Hoje, esse é o modelo que responde pela maior parcela das vendas, mas é no varejo que a indústria mais cresce nos últimos 10 anos (cerca de duas vezes mais), até pelo perfil das mais recentes inovações.
Para se ter uma ideia, dos aproximadamente 150 SKUs da Cepêra, 70% são produtos com sabores diferentes e apenas 30% correspondem a diferentes embalagens e gramaturas. “A nossa versatilidade é outro fator importante, pois somos uma indústria que oferece um sortimento maior de itens e contamos com a confiança que estabelecemos com nossos parceiros”, ressalta Carolina.
Décio Costa Filho, CEO da empresa, finaliza: “consistência no trabalho é um aspecto importante para se ter resultados. Em algum momento ele vira uma bola de neve a favor do negócio.”