3T24: Grupo Mateus tem aumento de 3,4 p.p. no crescimento em vendas nas mesmas lojas
POR Barbara Fernandes
EM 12/11/2024
Foto: Divulgação
Com aumento de 3,4 p.p. em vendas nas mesmas lojas no terceiro trimestre, o Grupo Mateus registrou pela primeira vez neste ano uma variação positiva desse indicador em relação ao mesmo período de 2023. Assim, as vendas em mesmas lojas ficaram em 7,7% contra os 4,3% de 3T23.
Já as vendas nas lojas com até um ano representaram apenas 23% da receita – o menor percentual trimestral desde 2021.
A receita bruta ficou em R$ 9,4 bilhões – um crescimento de 20,7% na comparação a/a, e de 8,9% em relação ao trimestre anterior. O Ebitda também evoluiu, com um aumento de 33,5%, alcançando R$ 684 milhões.
O lucro líquido da companhia ficou em R$ 379 milhões, o que representa um avanço de 20,9% frente ao 3T23, e de 15,9% na comparação com o segundo trimestre do ano.
Atacarejo
O Atacarejo permanece no primeiro posto de receita bruta da companhia. Para se ter uma ideia, durante o terceiro trimestre o formato atingiu R$ 5,3 bilhões no índice. Isso representa um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As vendas em mesmas lojas também evoluíram, alcançando 5,4% – crescimento de 5 p.p. no a/a, e de 3,3 p.p. com o 2T24. Esse foi um dos motivos para o bom desempenho do formato, mas a evolução também se deve à abertura de 19 lojas nos últimos 12 meses a partir de setembro.
Em relação ao número de unidades, após quatro inaugurações no período, a empresa alcançou 88 empreendimentos dentro do formato. Os empreendimentos abertos entre julho e setembro estão localizados em Maranhão (Barreirinhas), no Ceará (Caucaia), na Paraíba (João Pessoa) e em Pernambuco (Caruaru).
Varejo
Enquanto isso, o varejo registrou aumento de 5,7% na receita bruta, com R$ 2,1 bilhões. Esse resultado representou 22,9% da receita do Grupo Mateus no 3º trimestre.
As vendas de Hiper/Super e de Camiño tiveram um crescimento de 9,6% e 4,1% no período, respectivamente. Porém, em movimento contrário ao do atacarejo, as vendas em mesmas lojas apresentaram queda de 1,8 p.p. na relação com o 3T23.
Sem inaugurações, o número de lojas permaneceu 76. Nos últimos 12 meses a partir de setembro foram quatro aberturas.
Notícias relacionadas
Pereira e Comercial Zaffari seguem com a expansão de atacarejos
Grupo Mateus avança com obras de 20 novas lojas
Grupo Pereira reinaugura primeira unidade do Supermercado Comper em SC
Varejistas regionais aceleram expansão no Sudeste
Barbara Fernandes
Repórter