3T24: Grupo Mateus tem aumento de 3,4 p.p. no crescimento em vendas nas mesmas lojas
POR Barbara Fernandes
EM 12/11/2024
Foto: Divulgação
Com aumento de 3,4 p.p. em vendas nas mesmas lojas no terceiro trimestre, o Grupo Mateus registrou pela primeira vez neste ano uma variação positiva desse indicador em relação ao mesmo período de 2023. Assim, as vendas em mesmas lojas ficaram em 7,7% contra os 4,3% de 3T23.
Já as vendas nas lojas com até um ano representaram apenas 23% da receita – o menor percentual trimestral desde 2021.
A receita bruta ficou em R$ 9,4 bilhões – um crescimento de 20,7% na comparação a/a, e de 8,9% em relação ao trimestre anterior. O Ebitda também evoluiu, com um aumento de 33,5%, alcançando R$ 684 milhões.
O lucro líquido da companhia ficou em R$ 379 milhões, o que representa um avanço de 20,9% frente ao 3T23, e de 15,9% na comparação com o segundo trimestre do ano.
Atacarejo
O Atacarejo permanece no primeiro posto de receita bruta da companhia. Para se ter uma ideia, durante o terceiro trimestre o formato atingiu R$ 5,3 bilhões no índice. Isso representa um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As vendas em mesmas lojas também evoluíram, alcançando 5,4% – crescimento de 5 p.p. no a/a, e de 3,3 p.p. com o 2T24. Esse foi um dos motivos para o bom desempenho do formato, mas a evolução também se deve à abertura de 19 lojas nos últimos 12 meses a partir de setembro.
Em relação ao número de unidades, após quatro inaugurações no período, a empresa alcançou 88 empreendimentos dentro do formato. Os empreendimentos abertos entre julho e setembro estão localizados em Maranhão (Barreirinhas), no Ceará (Caucaia), na Paraíba (João Pessoa) e em Pernambuco (Caruaru).
Varejo
Enquanto isso, o varejo registrou aumento de 5,7% na receita bruta, com R$ 2,1 bilhões. Esse resultado representou 22,9% da receita do Grupo Mateus no 3º trimestre.
As vendas de Hiper/Super e de Camiño tiveram um crescimento de 9,6% e 4,1% no período, respectivamente. Porém, em movimento contrário ao do atacarejo, as vendas em mesmas lojas apresentaram queda de 1,8 p.p. na relação com o 3T23.
Sem inaugurações, o número de lojas permaneceu 76. Nos últimos 12 meses a partir de setembro foram quatro aberturas.
Notícias relacionadas
Com diversificação dos negócios, Grupo Zonta ultrapassa R$1 bilhão de investimento em cidade catarinense
Sam’s Club: a estratégia por trás do crescimento do número de sócios
Atacadão amplia presença em PE, e Achei! se aproxima da abertura de sua 1ª unidade
Grupo Supernosso investe R$ 10 milhões em nova loja
Barbara Fernandes
Repórter
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados