ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/01/2026
Veran Supermercados implementa projeto para zerar emissões de carbono no delivery
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/04/2021
Foto: Divulgação
Com 13 lojas, o Veran Supermercados é pioneiro na América Latina ao adotar processo que pretende zerar as emissões de carbono na operação de delivery. Para isso, a rede paulista, que opera nas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e também no bairro paulistano de Guaianases, estabeleceu parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade .
[noticiasRelacionadas]
O processo de zerar as emissões de carbono é obtido por meio de uma conta simples, conforme explica Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan. A rota do delivery é monitorada e toda a mercadoria transportada é pesada. Com esses dados é possível conhecer a emissão de carbono referente a cada entrega. “Por meio do sistema Frete CO2 Neutro geramos ao cliente um relatório com a quantidade de CO2 da sua entrega. O Veran ou o cliente compensam este impacto ambiental com o apoio financeiro a projetos ambientais certificados, que possuem créditos de carbono", comenta. Um dos projetos apoiados será o de Preservação Florestal Maísa , localizado no centro de endemismo de Belém, no Pará, região de grande importância para a biodiversidade Amazônica.
A expectativa do Veran Supermercados é neutralizar, num primeiro momento, o equivalente a 5.500 kg de CO2. Sandro Benelli, presidente da rede, conta que o projeto da neutralização do carbono era um desejo antigo da administração e que ganhou vida após estudos de mercado mostrarem a eficiência da iniciativa. "As emissões de carbono da nossa frota são pequenas se comparadas a outras grandes empresas de entregas de mercadorias, alimentação e transporte de passageiros que atuam no mundo, mas nem por isso podemos deixar que essa conta acumule", destaca o executivo.
O projeto entra em atividade no momento em que a Rede Veran registra crescimento de 300% da operação de delivery, conforme dados do último ano. "A expectativa é que o serviço de delivery se mantenha em crescimento e diante desse fato assumimos o propósito de zerar a emissão de CO2 nas entregas do sistema de delivery próprio. Queremos reduzir drasticamente os impactos ao meio ambiente e acredito que essa seja a principal estratégia para o ponta pé inicial”, completa Benelli.
O dióxido de carbono é responsável por cerca de 60% do efeito estufa que é lançado no meio ambiente de diversas formas, entre elas pela queima de combustíveis que abastecem veículos. De acordo com a Eccaplan, o setor de logística representa aproximadamente 30% das emissões de CO2 do Estado de SP, e esta iniciativa do Veran é essencial não apenas para mensurar, reduzir e compensar as suas emissões, mas principalmente para engajar seus clientes e o setor varejista nesta importante ação ambiental.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook
Notícias relacionadas
ExpansãoPaulista Supermercados amplia presença regional com nova unidade em Franca
Oportunidades de CrescimentoVarejo regional investe em ações para impulsionar as vendas da cesta de verão
Prêmio Top Trade 2025Rofatto registra aumento de 105% nas vendas em volume de café com campanha de trade
Expansão







