SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como a varejista Grupo Ítalo transformou sua área de Trade Marketing

07/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour Atacadão Stéphane Maquaire

Vendas brutas do Carrefour sobem 3,7%, puxadas por avanço do Atacadão

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/02/2022

Foto: Divulgação

O grupo Carrefour registrou expansão de 3,7% nas vendas brutas no quarto trimestre de 2021, ante o mesmo período de 2020, para R$ 22,7 bilhões. O resultado foi puxado pelo avanço de 6,6% do Atacadão , que somou R$ 16,7 bilhões. Por outro lado, o Carrefour Varejo registrou queda de 3,4% nas vendas brutas, para R$ 6 bilhões.

[noticiasRelacionadas]

Quando considerado o resultado anual, a expansão do grupo foi de 8,6%, para R$ 81,1 bilhões. Mais uma vez, o Atacadão contribuiu positivamente para o resultado, com avanço de 13,8%, para R$ 59 bilhões, enquanto o Carrefour Varejo manteve o desempenho negativo, com recuo de 3,2%, para R$ 22,1 bilhões.

No quarto trimestre, o lucro líquido ajustado do controlador caiu 13,5%, para R$ 766 milhões ante o mesmo período de 2020. Nesse indicador, são descontadas outras receitas e despesas operacionais, além do correspondente de efeito financeiro e no imposto de renda. Sem considerar esse ajuste, o lucro líquido dos controladores cresce 8,8% no período.

De acordo com o CEO, Stéphane Maquaire, o grupo Carrefour Brasil apresentou um desempenho muito resiliente no quarto trimestre e no ano de 2021, com crescimento nas vendas brutas e Ebitda ajustado, mesmo diante de uma base de comparação muito difícil. “A expansão do Atacadão acelerou, enquanto as vendas de alimentos do Carrefour Varejo voltaram a crescer e a recuperação da Unidade de Negócios está a caminho. O Carrefour está ao lado dos consumidores brasileiros no ambiente desafiador do país, como visto em sua decisão de congelar os preços dos produtos alimentícios de marca própria, protegendo assim o poder de compra. Nosso ecossistema multi-formato e multi-canal se fortaleceu ainda mais, e o fechamento da aquisição do Grupo BIG esperado até junho, cujas metas de sinergias foram elevadas, deve contribuir para mais um ano de crescimento em 2022”, afirmou.

O Ebitda ajustado do grupo no quarto trimestre subiu 1,4%, para R$ 1,5 bilhão. No ano, o avanço foi de 1,9%, somando R$ 5,7 bilhões.

No trimestre, o crescimento do Atacadão é atribuído, principalmente, a forte contribuição de 10,9% da aceleração na expansão, que mais do que compensou as vendas LfL negativas momentâneas de - 5,0% (em um LfL muito difícil de 27,0% no 4T20). O Carrefour Varejo melhorou a tendência dos trimestres anteriores, com desempenho resiliente no segmento alimentício (+1,5%) e pressão no segmento não alimentício (-23,0%), resultando em queda nas vendas brutas totais.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                         LinkedIn                                                                                                        ,                                                                                                        Instagram                                                                                                        e                                                                                                        Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Atacadão, Stéphane Maquaire
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Fachada do supermercado Nacionalconversão de lojas

Carrefour vai converter 5 unidades do Nacional em lojas de proximidade no RS

Atacadão cresce na Grande São Paulo com 3ª loja em OsascoExpansão

Atacadão alcança 383 unidades em funcionamento com inauguração em SP

Carrefour-PampulhaGestão e negócios

Grupo Carrefour celebra 50 anos com mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados