Varejo alimentar tem queda de 6,7% em volume de vendas em outubro

Avaliação:

(16 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Especialistas acreditam que o 4º trimestre trará resultados inferiores aos do ano passado


Foto: Adobe Stock

Em comparação com outubro de 2022, no último mês houve um recuo de 6,7% no volume de vendas dos hipermercados e supermercados, além dos produtos alimentícios e bebidas como um todo – é o que indica pesquisa da Stone , empresa de tecnologia financeira, e do Instituto Propague , instituição sem fins lucrativos. 

O índice tem como base dados públicos da Receita Federal e dados transacionais de cartão dos clientes do grupo StoneCo.

Em relação a setembro desse ano, outubro teve uma redução de 5,9% no volume de vendas. Segundo os especialistas, essa é a pior queda do ano para o segmento.

Outros setores do varejo também enfrentam dificuldades, e de forma geral a pesquisa identificou uma queda de 2,8% nas vendas em relação com o mesmo mês no ano passado. De forma semelhante, na comparação com setembro deste ano, que apresentou alta de 0,7% em relação a agosto, houve uma queda de 2,8%.

Em relação às regiões, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, foram as que apresentaram as maiores quedas com 7,7%, 7,3% e 6,7%, respectivamente.

De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados responsável pelo indicador, os resultados são reflexo do endividamento da população. Segundo ele, dados do Banco Central mostram que quase 30% da renda mensal das famílias é destinada às dívidas. 

Sobre o quarto trimestre, as expectativas do pesquisador também estão negativas. Para ele, as vendas no Natal podem auxiliar na performance do comércio. Porém, pelo o observado em outros períodos do ano, é esperado que as vendas fiquem abaixo das do ano passado. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,   Instagram  e   Facebook

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade