SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa Volume de Vendas Resultados Outubro 2023 Supermercados Hipermercados

Varejo alimentar tem queda de 6,7% em volume de vendas em outubro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/11/2023


Foto: Adobe Stock

Em comparação com outubro de 2022, no último mês houve um recuo de 6,7% no volume de vendas dos hipermercados e supermercados, além dos produtos alimentícios e bebidas como um todo – é o que indica pesquisa da Stone , empresa de tecnologia financeira, e do Instituto Propague , instituição sem fins lucrativos. 

O índice tem como base dados públicos da Receita Federal e dados transacionais de cartão dos clientes do grupo StoneCo.

Em relação a setembro desse ano, outubro teve uma redução de 5,9% no volume de vendas. Segundo os especialistas, essa é a pior queda do ano para o segmento.

Outros setores do varejo também enfrentam dificuldades, e de forma geral a pesquisa identificou uma queda de 2,8% nas vendas em relação com o mesmo mês no ano passado. De forma semelhante, na comparação com setembro deste ano, que apresentou alta de 0,7% em relação a agosto, houve uma queda de 2,8%.

Em relação às regiões, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, foram as que apresentaram as maiores quedas com 7,7%, 7,3% e 6,7%, respectivamente.

De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados responsável pelo indicador, os resultados são reflexo do endividamento da população. Segundo ele, dados do Banco Central mostram que quase 30% da renda mensal das famílias é destinada às dívidas. 

Sobre o quarto trimestre, as expectativas do pesquisador também estão negativas. Para ele, as vendas no Natal podem auxiliar na performance do comércio. Porém, pelo o observado em outros períodos do ano, é esperado que as vendas fiquem abaixo das do ano passado. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,   Instagram  e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Volume de Vendas, Resultados, Outubro 2023, Supermercados, Hipermercados, Stone, Instituto Propague, 4º tri 23
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para petsConsumo

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

Savegnago inaugura nova loja e amplia operação no interior paulistaExpansão

Savegnago investe R$ 50 milhões em nova loja no interior paulista

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisas

Missões de abastecimento crescem 15% nos supermercados de vizinhança

Maior competição com inauguração e expansão de lojasConcorrência

Loja perde 50% das vendas com inauguração de concorrente

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados