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Varejistas falam o que esperam do varejo alimentar em 2023

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/11/2022


Foto: Arquivo SA - Ricardo Chicarelli

Foco no consumidor e naquilo que vai diferenciar o negócio. É isso o que pode, de fato, ajudar o varejo a se tornar perene, independentemente de qualquer cenário. Essa foi a principal constatação de um debate entre varejistas realizado durante o 9º Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria, realizado por SA Varejo em setembro último na capital paulista.

Participaram da discussão Van Fernandes, presidente do Grupo Vanguarda (PI); Antonio Marcos dos Santos, diretor de trade marketing do Grupo Pereira (MS/SC); Lucas Barcelos, sócio-proprietário do Super Bom (RJ); e Gilmar Brandão, gestor comercial da rede MultiShow (ES). O debate girou em torno de uma enquete realizada com os cerca de 170 varejistas presentes ao evento sobre as perspectivas para o ano que vem.

Resultados da enquete

Opinião dos varejistas

Saiba o que eles esperam do próximo ano e como pretendem se preparar

Gilmar Brandão
Gestor comercial do MultiShow (ES)

Para ele, o varejista é um otimista nato, razão pela qual predomina a ideia de que 2023 será melhor do que este ano. “O consumidor será um desafio importante, porque o bolso dele está pequeno. Acreditamos que inteligência é tudo para traçar as estratégias e atender melhor as necessidades dos nossos clientes”, avaliou o executivo. Segundo ele, é preciso cada vez mais ser especialista no negócio e nas categorias. “Hoje existem muitas ferramentas que podem nos trazer esse conhecimento”, disse. Outro desafio apontado por Brandão é a questão do abastecimento durante o verão, período trabalhado pelo varejo entre novembro e março. “Vamos ouvir os principais fornecedores para entender como podemos agir durante a estação”, acrescentou.

Lucas Barcelos
Sócio-proprietário do Super Bom (RJ)

“Estamos otimistas até pelos investimentos que fizemos. É importante pontuar, contudo, que em 2023 teremos um cenário de deflação. Portanto, oposto ao que vimos até agora, que foi de aumento nos preços”, avaliou Lucas. Segundo ele, boa parte das vendas nominais deste ano cresceu pela inflação. “Por isso acredito que vamos ter de nos esforçar bastante para manter os resultados em 2023. E quando digo isso me refiro a conhecer dados dos clientes para traçar estratégias assertivas, reduzir custos e aumentar a margem Ebitda [lucro gerado pela operação]”, completou.

Evangelita Fernandes
Presidente do Grupo Vanguarda (PI)

De acordo com a empresária, apesar de a renda do consumidor merecer atenção, alimentação é o último gasto a ser reduzido pelas pessoas – motivo pelo qual o setor foi privilegiado durante a pandemia. “Quanto ao cenário político, já passamos por diversas gestões e encontramos formas de nos sobressair ao mercado”, avaliou a empresária. Em sua opinião, trabalhar ao lado da indústria é a principal estratégia para crescer. “Prova disso é que frequentamos este Fórum de Integração da SA Varejo há dez anos, pois ele nos possibilita falar diretamente com nossos fornecedores”, ressaltou a presidente do Grupo Vanguarda.

Antonio Marcos dos Santos
Diretor de trade marketing do Grupo Pereira (MS/SC)

“O que precisamos é entregar uma boa loja e serviços ao consumidor. Precisamos de uma gôndola que agregue valor para o negócio, pois também há consumidores que buscam uma experiência melhor. Às vezes, pensamos que é necessário vender mais barato, mas existe possibilidade de melhorar a proposta de valor para os clientes”, ressaltou Antonio Marcos. Por essa razão, o executivo considera essencial ampliar os JBPs (planos de negócio) com a indústria. “Daí a necessidade de termos uma relação de transparência e de compartilharmos dados”, comentou.

Fotos: Arquivo SA

Matéria originalmente publicada na edição de Novembro/Dezembro da SA Varejo

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