ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
"Varejistas devem ter atenção aos novos modelos de negócio e custos operacionais", aponta estudo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/05/2022
Foto: Stock Adobe
Estudo realizado pela KPMG aponta que os varejistas devem ter especial atenção aos novos modelos de negócios e aos novos custos operacionais que o cenário atual têm trazido. “As mudanças nos formatos de trabalho, nos perfis de compra e o reequilíbrio da relação do consumidor com as empresas demandam canais de atendimento mais rápidos e novos formatos de pontos de venda”, diz Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.
O levantamento “Tendências 2022 para o setor de Consumo e Varejo na América do Sul”, que revela as macrotendências globais e tendências regionais que deverão impactar o setor de consumo e varejo na América do Sul nos próximos anos, destaca que a pandemia trouxe transformações definitivas nas relações entre clientes e empresas e que os novos costumes e padrões de comportamento social deverão continuar impactando diretamente varejistas.
[noticiasRelacionadas]
De acordo com a publicação, a agenda ESG (da sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) servirá cada vez mais como balizador para as estratégias de mercado das companhias. Dessa forma, ações relacionadas a direitos, equidade, diversidade, políticas de gênero e remuneração, por exemplo, serão decisivas para os investimentos, a contratação de profissionais, a definição do propósito corporativo e a escolha dos consumidores.
A pesquisa ressalta ainda que a prioridade é ter a experiência do consumidor como centro de tudo e a importância de uma construção de confiança. “É importante destacar que todas as decisões e estratégias deverão manter como prioridade o foco no cliente. Colocar o consumidor no centro é, antes de tudo, entender como as preferências individuais evoluem e definir um propósito empresarial alinhado com esse novo cenário. Para atender a tais necessidades, espera-se flexibilidade, inovação, rapidez e a sábia utilização de tecnologias emergentes, sempre respeitando a privacidade dos clientes e os conceitos ESG”, reflete o sócio.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

Tecnologias que estão redefinindo o futuro do varejo
