SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto do Grupo DMA adiciona valor à categoria de saudáveis no varejo

23/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

formatos de loja Dia% GPA Carrefour Express Walmart Todo Dia Carrefour Market

Vai investir em expansão? O cardápio de lojas é variado

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2018

Até algum tempo atrás, escolher um modelo de loja era algo simples: ou você abria uma loja dentro de um bairro ou optava por um hipermercado, mais afastado. Hoje, o leque de possibilidades é maior. Caso queira investir em um novo supermercado, contará com uma diversidade grande de formatos, cada qual com uma área de influência, missão de compras e sortimento específico. E caso pense em inaugurar um estabelecimento que atraia grande número de pessoas, poderá optar também por um atacarejo. Para ajudá-lo a definir um bom projeto de expansão, contamos com Renato Giarola, profissional com experiência nas áreas de proximidade, marketing e comercial de varejistas como Dia% e GPA.

 

Conveniência
Exemplos: Carrefour Express e Meu Dia

 

Tamanho
cerca de 200m2

Localização
Esse modelo tem sido adotado sobretudo nas grandes cidades. Normalmente, ficam em regiões de alta densidade e em ruas de alto tráfego devido à presença de escritórios e comércios ou em locais cujo público tem renda per capita alta. 500/600 metros de raio de influência

Sortimento
É mais voltado à conveniência, com profundidade em categorias de impulso ou algumas mais premium. É o caso de cervejas especiais, chocolates, salgadinhos, entre outras. Somam-se a isso alimentos prontos para o consumo, como saladas e sanduíches

Fique atento
Como as lojas estão próximas do consumidor, não exigem deslocamento de carro, pois o raio de influência é restrito e a compra acaba sendo menor. É importante que a escolha do modelo esteja sempre consistente com a estratégia da empresa

 

Proximidade
Exemplos: Carrefour Market, Walmart Todo Dia e grande parte das lojas do Dia %

Tamanho
em torno de 200m2 a 600m2

Tipo de compra
Atende necessidades de reposição e de abastecimento fracionado (aquele feito por pessoas que não fazem mais compras mensais, apenas semanais)

Localização
Nesse caso, já acontece de o consumidor percorrer uma distância maior, utilizando automóvel, o que exige área para o estacionamento. Raio de influência pode ultrapassar 1000 metros

Sortimento
Contempla todas as categorias de que o shopper precisa

Fique atento
Renato Giarola lembra que é possível agregar “pequenos atributos” a esse modelo. Na Europa, há lojas que têm máquinas para preparar suco de laranja na hora e forno para o próprio cliente assar os pãezinhos. “O modelo exige, contudo, custo baixo para viabilizar a loja”, adverte o especialista

 

Supermercado
Exemplos: boa parte das unidades operadas por redes regionais de todo o País, como Condor (PR) e Nagumo (SP)

Tamanho
de 500m2 a 2000m2

Tipo de compra
O modelo atende compras de reposição e também compras mensais, voltadas ao abastecimento da casa

Localização
Dentro de um bairro, porém com alcance bem maior de consumidores. Requer estacionamento grande, pois a loja atrai bem mais pessoas. Raio de influência de 1000 metros a 2000 metros ou mais

Sortimento
Além das categorias básicas e de reposição, as de impulso e conveniência também complementam o mix

Fique atento
Esse modelo tem, como principal característica, estar encravado em um bairro com boa densidade demográfica, podendo ser acessado rapidamente pelos moradores do local e das vizinhanças. Normalmente funciona para proteger o entorno de novos competidores

 

Lojas de atração
Exemplos: Hipermercados como Carrefour e Extra, além de cash & carry como Assaí, Atacadão, Tenda e Roldão

Tamanho
acima de 2000 m2

Tipo de compra
Maior participação da compra de abastecimento

Localização
Pode variar bastante, porém, como são lojas de grande superfície, normalmente ficamem importantes vias de acesso, fora dos bairros. Raio de influência pode ir de 2000 metros a 20000 metros

Fique atento
Sua principal alavanca está na capacidade de atrair clientes – como tem espaço maior, pode entregar uma proposta de valor mais competitiva

COMPARTILHAR
TAGS:formatos de loja, Dia%, GPA, Carrefour Express, Walmart Todo Dia, Carrefour Market, Condor, Nagumo, Assaí, Atacadão, Tenda, Roldão, cash & carry, loja de proximidade, loja de atração, Meu Dia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockConsumo

Varejo alimentar cresce 9,7% em valor até maio de 2025

AdobeStock_298593991_Editorial_Use_OnlyFormatos de Loja

Inflação e novos hábitos de consumo influenciam supermercadistas a rever estratégias

Supermercado Dia dos namorados Adobe StockConsumo

Varejo alimentar puxa alta nas vendas do Dia dos Namorados

GPA segue expansão do Minuto Pão de Açúcar com abertura de primeira loja em Vinhedo (SP)Varejo de Proximidade

GPA leva bandeira de proximidade para região inédita de SP

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados