Vai investir em expansão? O cardápio de lojas é variado

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Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Quer saber qual é o melhor formato de loja para seu negócio? Conheça as diversas opções, cada uma com suas características

Até algum tempo atrás, escolher um modelo de loja era algo simples: ou você abria uma loja dentro de um bairro ou optava por um hipermercado, mais afastado. Hoje, o leque de possibilidades é maior. Caso queira investir em um novo supermercado, contará com uma diversidade grande de formatos, cada qual com uma área de influência, missão de compras e sortimento específico. E caso pense em inaugurar um estabelecimento que atraia grande número de pessoas, poderá optar também por um atacarejo. Para ajudá-lo a definir um bom projeto de expansão, contamos com Renato Giarola, profissional com experiência nas áreas de proximidade, marketing e comercial de varejistas como Dia% e GPA.

 

Conveniência
Exemplos: Carrefour Express e Meu Dia

 

Tamanho
cerca de 200m2

Localização
Esse modelo tem sido adotado sobretudo nas grandes cidades. Normalmente, ficam em regiões de alta densidade e em ruas de alto tráfego devido à presença de escritórios e comércios ou em locais cujo público tem renda per capita alta. 500/600 metros de raio de influência

Sortimento
É mais voltado à conveniência, com profundidade em categorias de impulso ou algumas mais premium. É o caso de cervejas especiais, chocolates, salgadinhos, entre outras. Somam-se a isso alimentos prontos para o consumo, como saladas e sanduíches

Fique atento
Como as lojas estão próximas do consumidor, não exigem deslocamento de carro, pois o raio de influência é restrito e a compra acaba sendo menor. É importante que a escolha do modelo esteja sempre consistente com a estratégia da empresa

 

Proximidade
Exemplos: Carrefour Market, Walmart Todo Dia e grande parte das lojas do Dia %

Tamanho
em torno de 200m2 a 600m2

Tipo de compra
Atende necessidades de reposição e de abastecimento fracionado (aquele feito por pessoas que não fazem mais compras mensais, apenas semanais)

Localização
Nesse caso, já acontece de o consumidor percorrer uma distância maior, utilizando automóvel, o que exige área para o estacionamento. Raio de influência pode ultrapassar 1000 metros

Sortimento
Contempla todas as categorias de que o shopper precisa

Fique atento
Renato Giarola lembra que é possível agregar “pequenos atributos” a esse modelo. Na Europa, há lojas que têm máquinas para preparar suco de laranja na hora e forno para o próprio cliente assar os pãezinhos. “O modelo exige, contudo, custo baixo para viabilizar a loja”, adverte o especialista

 

Supermercado
Exemplos: boa parte das unidades operadas por redes regionais de todo o País, como Condor (PR) e Nagumo (SP)

Tamanho
de 500m2 a 2000m2

Tipo de compra
O modelo atende compras de reposição e também compras mensais, voltadas ao abastecimento da casa

Localização
Dentro de um bairro, porém com alcance bem maior de consumidores. Requer estacionamento grande, pois a loja atrai bem mais pessoas. Raio de influência de 1000 metros a 2000 metros ou mais

Sortimento
Além das categorias básicas e de reposição, as de impulso e conveniência também complementam o mix

Fique atento
Esse modelo tem, como principal característica, estar encravado em um bairro com boa densidade demográfica, podendo ser acessado rapidamente pelos moradores do local e das vizinhanças. Normalmente funciona para proteger o entorno de novos competidores

 

Lojas de atração
Exemplos: Hipermercados como Carrefour e Extra, além de cash & carry como Assaí, Atacadão, Tenda e Roldão

Tamanho
acima de 2000 m2

Tipo de compra
Maior participação da compra de abastecimento

Localização
Pode variar bastante, porém, como são lojas de grande superfície, normalmente ficamem importantes vias de acesso, fora dos bairros. Raio de influência pode ir de 2000 metros a 20000 metros

Fique atento
Sua principal alavanca está na capacidade de atrair clientes – como tem espaço maior, pode entregar uma proposta de valor mais competitiva

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