SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro líquido: perdas não identificadas passam de 50% e são oportunidade na última linha de resultados

29/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

varejo regional autosserviço alimentar retais varejo alimentar atacarejo supermercado

Um breve panorama do varejo alimentar brasileiro: transformações e tendências

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/12/2023


Foto: Divulgação

As redes com mais de R$ 30 bilhões de faturamento representam apenas 26,2% do varejo de autosserviço alimentar brasileiro. Isso significa que o setor não tem como característica a consolidação nas grandes redes.

As redes regionais com faturamento anual entre R$ 500 milhões e R$ 30 bilhões respondem por 35,8%, reforçando essa característica do País.

Supermercados são o principal formato, com 61% de participação.

Atacarejos vêm ampliando sua participação ao longo dos anos, ganhando mercado sobretudo dos Hipermercados. Em 2017, o cash & carry respondia por 18,2% das vendas do varejo de autosserviço alimentar, contra 28% de 2020.

As lojas de bairro, proximidade e condomínio não param de avançar. Para se ter uma ideia, R$ 1,8 bilhões em transações foi quanto os Minimercados Autônomos movimentaram em 2022. Para 2023, a expectativa é que esse valor dobre, segundo a AMLabs

Esse cenário reforça mais do que nunca a importância de se ter um posicionamento claro, uma proposta de valor forte para o consumidor.

Não dá para atender todo mundo e se posicionar para todos os públicos. É impraticável também o supermercado tentar competir em preço diretamente com o atacarejo. É preciso reforçar seus atributos, apostando, por exemplo, em seções que diferenciam o formato, como os perecíveis.

Posicionamento também é fundamental para a indústria na definição e manutenção de uma política eficiente por canais.

COMPARTILHAR
TAGS:varejo regional, autosserviço alimentar, retais, varejo alimentar, atacarejo, supermercado, hipermercado
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Do hortifruti ao black angus: como o Pão de Açúcar quer reconquistar o cliente de alto padrãoSupermercado premium

De especialista em FLV a lagosta e black angus: novo conceito de supermercado premium é aposta do Pão de Açúcar

Grupo do RS estreia no segmento de atacarejoExpanção

Grupo do RS estreia no segmento de atacarejo

Stock Center - Comercial Zaffari - fachadaExpansão

Stock Center inaugura 40ª loja em julho

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentarGestão de Pessoas

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados