SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

02/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Mateus Mix Atacarejo Atacarejo Cash & carry Mix Mateus

30% das vendas do atacarejo do Grupo Mateus já vêm dos perecíveis

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/04/2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto: Divulgação


Cerca de 30% da receita da operação de atacarejo do  Grupo Mateus  já vêm de setores de perecíveis, como peixaria, padaria, frutas, legumes e açougue. Para quem atua no formato, trabalhar com esses produtos é um desafio devido à sua complexidade, o que costuma elevar custos, perdas e desperdícios, podendo impactar na competitividade dos preços. No entanto, essas seções estão cada vez mais presentes nas lojas do modelo. 

No caso do Mateus, a aposta nessas seções acontece porque sua bandeira de cash & carry nasceu com foco no consumidor final, como explicou a empresa à SA Varejo, em nossa reportagem de capa , publicada na revista de dezembro/2021. Por conta disso, suas lojas Mix Atacarejo cresceram ocupando espaços que não eram atendidos por outros concorrentes. 

Hoje, 50% da receita do Grupo vem dos atacarejos, enquanto a operação de varejo fica com 28% e as lojas de eletrodomésticos, com 5,5%. Os cerca de 17% restantes vêm do negócio de distribuição, em que a companhia abastece outros varejistas.

[noticiasRelacionadas]

A empresa avalia que o formato tem condições de crescer ao ritmo atual pelos próximos cinco anos. O principal fator é a crise econômica, que tem levado o consumidor a buscar preços menores. “O atacarejo é um primeiro trade down de canal, que deve continuar ganhando força e sustentar o crescimento desse formato por mais tempo”, avaliou Marcelo Korber, head de relação com investidores do Grupo Mateus, na matéria da revista SA Varejo de dezembro.

Após esse período, completou o executivo, o modelo deverá começar a estagnar. “Então, teremos como base de expansão nossos outros formatos. O nosso modelo de negócio, que é multicanal, terá foco em cidades de médio e pequeno portes”, explica Korber.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                                     LinkedIn                                                                                                                    ,                                                                                                                    Instagram                                                                                                                    e                                                                                                                    Facebook  
 

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Mateus, Mix Atacarejo, Atacarejo, Cash & carry, Mix Mateus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

O Grupo Koch uma unidade do Komprão em Biguaçu (SC)Inauguração

Komprão chega em nova cidade de Santa Catarina

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Muffato moderniza unidade do Max Atacadista no Paraná

Grupo Koch inaugurou sua 82a loja em Santa CatarinaInauguração

Koch expande presença na região metropolitana de Santa Catarina

Grupo DB reinaugura hoje (29), sua loja de atacado e varejo em Coroado, zona leste de Manaus.Expansão

Grupo DB reinaugura atacarejo em Manaus (AM) com mudanças no layout e ambiente ampliado

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados