ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20/02/2025
Três erros que podem comprometer seu emprego no futuro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/05/2019
O mercado de trabalho mudou bastante e segue em constante transformação. Comportamentos como resistência a mudanças e mera repetição de práticas executadas há muito tempo não têm mais espaço na maioria das empresas. Profissionais que insistem em não se adaptar, acabam por ser mal-vistos, colocando em risco a carreira. “Resultado passado não é garantia de retorno futuro”, resume Ricardo Basaglia, diretor geral da consultoria de recrutamento e seleção Michael Page . O especialista lista três atitudes equivocadas que podem comprometer a empregabilidade hoje e, ainda mais, no futuro.
[noticiasRelacionadas]
1. Apostar todas as fichas na formação acadêmica
Diploma e nome da faculdade hoje têm menos peso como critério de seleção por parte dos recrutadores, segundo Basaglia. Para ele, com exceção de carreiras cuja certificação é obrigatória, a exemplo de medicina e engenharia, os processos seletivos consideram mais o caminho que profissional trilhou e suas entregas.
2. Limitar-se a somente uma área
Cada vez mais as empresas percebem que diversidade de ideias e experiências agrega resultados. Entre as novas maneiras de trabalhar, a criação de equipes multidisciplinares ganha destaque. Para o diretor da Michael Page, a divisão clássica entre departamentos não fará mais sentido no futuro do trabalho. Cabe ao profissional identificar onde ele atua melhor e estar aberto a colaborar de diferentes formas. A tendência é de que o fenômeno das carreiras múltiplas ganhe ainda mais força. Lembre-se quem atua em mais de uma área acelera seu desenvolvimento, aumenta a empregabilidade e costuma atingir maior satisfação profissional.
3. Resistência a aprender e a desaprender
Para ser mais bem remunerado no futuro, o profissional deverá estudar mais. E isso não significa apenas investir em graduação e pós-graduação. Cursos pontuais também são extremamente importantes. Um ponto importante: a abertura a novos conhecimentos também requer capacidade de desaprender. “Muitas vezes o que nos atrapalha é o saber enraizado”, afirma Ricardo Basaglia. É importante a cada pessoa se manter antenada e investir em seu desenvolvimento profissional, afinal, em breve muitas profissões e atividades comuns hoje sequer existirão.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

60% das empresas focadas no consumidor são mais lucrativas

Por que profissionais do varejo devem adotar o aprendizado contínuo em suas carreiras

Carrefour e Infojobs ajudam mais de 800 gaúchos a se recolocarem no mercado de trabalho
