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(1 Avaliação)Reportagem SA+ - 14/10/2020
Saiba minimizar frustração dos clientes e dano financeiro ao seu negócio
Apesar do avanço nos meios eletrônicos e digitais de pagamento, mais da metade dos brasileiros ainda prefere pagar suas compras em dinheiro. Dependendo da localidade e perfil de público atendido, o papel moeda tem ainda maior relevância na vida dos consumidores.
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Esse comportamento tradicional de boa parte do público tem como efeito colateral problemas para conseguir troco. Quando isso acontece, o comerciante é obrigado a arredondar o valor para baixo para não prejudicar o consumidor, conforme lembra Anderson Locatelli, diretor executivo da Troco Simples , startup que transforma a moeda comum em troco digital para facilitar a vida dos varejista. "Com a quebra de caixa, o próprio estabelecimento fica responsável por cobrir esse valor, gerando dano financeiro no seu negócio toda vez que faltar as moedinhas”, lembra o especialista.
Veja 3 dicas do diretor executivo da Troco Simples para evitar o problema:
1. Revisão dos valores de venda
Os valores de venda quebrados como 1,99, por exemplo, é uma estratégia dos varejistas, muito tradicional, para causar a sensação que o consumidor está comprando um produto com um preço mais barato. Porém, ao final das compras o valor exige moedas de menor valor, que são as mais difíceis de encontrar hoje em dia e algumas até deixaram de ser produzidas, como é o caso das moedinhas de um centavo. Na falta das moedas é necessário arredondar o troco, causando prejuízos, por isso, vale a pena fazer a revisão dos valores de forma que consiga manter a margem de lucro.
2. Ações com clientes
Para evitar a quebra de caixa dos estabelecimentos, muitos comércios optam por criar promoções, descontos ou oferecem brindes para clientes que trocarem ou pagarem suas compras com moedas no local. Vale ressaltar que a saída escolhida por alguns comerciantes exige engajamento do público e tempo do funcionários. Além disso, ao oferecer um brinde o custo sairá do bolso do próprio negócio. Por isso, criar uma campanha bem elaborada pode ser vantajosa para chamar a atenção do consumidor, fazendo com que ele utilize mais moedas durante as compras.
3. Aderir a novas tecnologias
Além dos meios de pagamentos digitais, surgiram também tecnologias que ajudam na falta de troco dos varejistas. A Troco Simples criou uma tecnologia que permite receber a moedinha de troco diretamente no CPF do comprador. Ao realizar os pagamentos em dinheiro, o operador de caixa consegue devolver o troco digitalmente. A vantagem para o consumidor é que nas próximas compras ele pode utilizar esse valor acumulado, já o varejistas evita a corrida na falta das moedinhas, arredondamento do troco e despesas com brindes aos clientes.
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