Transformação Digital precisa avançar no setor de RH
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/08/2018
Diferentes pesquisas realizadas pelo IDC (International Date Corporation) revelam que a tecnologia ainda não é utilizada em todo seu potencial no setor de recursos humanos da maioria das empresas no Brasil. Um dos estudos mostra que 55% das organizações de médio porte gerenciam seu capital humano por meio de formulários em planilhas, sistemas desenvolvidos internamente ou aplicativos que não cobrem todas as necessidades da área.
O IDC aponta ainda que 54% das empresas gerenciam a folha de pagamento sem apoio de um software especializado. Em 88% das companhias analisadas, o percentual destinado às ferramentas orientadas a RH corresponde a menos de 1 ponto percentual do investimento total em tecnologia da informação.
Ao analisar especificamente a Transformação Digital, o IDC constata que somente 28% das médias e grandes corporações do País alcançaram nível avançado de mudança em suas áreas de recursos humanos.
Na análise do IDC, é necessário que as organizações aceleram a transformação da área de RH, principalmente com a automação de seus processos transacionais, a exemplo de contratações e demissões, folha de pagamento, férias e licenças. Com isso, será possível reduzir a carga operacional do RH e, assim, dar fôlego para os profissionais do setor trabalharem com foco em questões estratégicas, como gestão de talentos.
Uma forma de conseguir isso, de acordo com o IDC, é recorrer a aplicações de automação e gerenciamento de RH e do capital humano (Human Capital Management Applications). Quando integradas ao ERP inteligente, permitem aos gestores de RH automatizar tarefas que tomam muito tempo. Por meio de recursos de inteligência de negócio e aprendizado automático, o sistema possibilita entender e prever mudanças na força de trabalho.