Supermercados crescem 3,4% em junho
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/08/2018
As vendas reais do setor supermercadista apresentaram crescimento de 3,4% no mês de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme apurado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). No acumulado do primeiro semestre, o avanço é de 2% em relação aos seis primeiros meses de 2017.
Quando a comparação é entre os resultados de junho e maio, o sexto mês do ano registra queda de 0,7% nas vendas, já descontada a inflação. Isso porque o setor de supermercados registrou uma corrida de consumidores às lojas no início da paralisação dos caminhoneiros, o que contribuiu para o crescimento das vendas em maio. Já o impacto do desabastecimento foi mais sentido no começo de junho, o que impactou resultados.
A expectativa de crescimento do setor em 2018, que era de 3%, foi revisada para baixo pela entidade, que agora acredita em avanço de apenas 2,5%. “A queda na previsão do Produto Interno Bruto para o ano e a alta da inflação nos últimos 12 meses, de 4,39%, próximo da meta do governo, levaram à revisão”, afirmou, em nota, a Abras. Para Marcio Milan, superintendente da entidade, a greve dos caminhoneiros, a alta do dólar e a redução na produção industrial foram outros fatores que impactaram o desempenho recente do setor.