SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Menos, mas melhor”: entenda o conceito que está revolucionando a dinâmica no sortimento e formatos do varejo alimentar

18/10/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Supermercados Desempenho Margem Vendas

Supermercados abriram mão de margem para não perder vendas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/03/2020

Para se manter competitivas, redes de varejo abriram mão de margens durante o ano de 2019. É o que revela levantamento do Valor Data com base em balanços de 10 grandes empresas de diversos segmentos varejistas, incluindo GPA e Carrefour. Enquanto a receita líquida das companhias analisadas subiu 13,6% no ano passado, todos os indicadores de margem apresentaram queda. Segundo analistas, o cenário em 2020 não deve ser muito diferente. 

[noticiasRelacionadas]

No intuito de atrair clientes, o GPA investiu forte em reinauguração de lojas reformadas e ações promocionais em 2019. Em nota ao jornal Valor Econômico, a rede informou que manterá em 2020 o nível de competitividade nos mesmos patamares do ano anterior. Estão programadas ações para reduzir ruptura e personalizar ainda mais ofertas aos consumidores.

Com larga experiência como executivo de varejo, Enéas Pestana avalia que grandes redes de supermercados tiveram que reagir a ações promocionais realizadas pelos concorrentes regionais. Outro ponto lembrado pelo fundador da consultoria Enéas Pestana & Associados é o crescimento da relevância do atacarejo nos negócios, o que tende a reduzir a margem média desses grupos.

Uma reação clássica seria repassar parte dessa conta aos fornecedores, no entanto Pestana lembra que as indústrias já sofrem há tempos pressão relacionada à crise no consumo e, mais recentemente, precisa lidar com a forte alta do dólar, que encarece os insumos.

Ao longo de 2020, esse cenário de forte concorrência tende a se manter. “Ainda deve ser um ano de certa volatilidade, com alguns indicadores melhores, como geração de emprego, mas não a ponto de mudar esse cenário de desempenho. O caminho ainda será de ampliar receita com margem Ebitda sem expectativa de melhora”, acredita Eduardo Terra, sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                   LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                  Facebook                  !

 

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Supermercados, Desempenho, Margem, Vendas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

DIA Supermercados -Loja Socorro-02-10-25- InternaExpansão

Dia Supermercados reinaugura loja estratégica em SP

Adobe Stock - DocesFestividades

Quase 40% das pessoas afirmam que vão comprar doces no Halloween; entre as classes AB o percentual sobe para 56%

SemarCampanha

Semar Supermercados celebra 42 anos de atuação

Boa SupermercadosCampanha

Boa Supermercados comemora 59 anos com promoção de mais de mil prêmios

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados