SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

12/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Supermercados Desempenho Margem Vendas

Supermercados abriram mão de margem para não perder vendas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/03/2020

Para se manter competitivas, redes de varejo abriram mão de margens durante o ano de 2019. É o que revela levantamento do Valor Data com base em balanços de 10 grandes empresas de diversos segmentos varejistas, incluindo GPA e Carrefour. Enquanto a receita líquida das companhias analisadas subiu 13,6% no ano passado, todos os indicadores de margem apresentaram queda. Segundo analistas, o cenário em 2020 não deve ser muito diferente. 

[noticiasRelacionadas]

No intuito de atrair clientes, o GPA investiu forte em reinauguração de lojas reformadas e ações promocionais em 2019. Em nota ao jornal Valor Econômico, a rede informou que manterá em 2020 o nível de competitividade nos mesmos patamares do ano anterior. Estão programadas ações para reduzir ruptura e personalizar ainda mais ofertas aos consumidores.

Com larga experiência como executivo de varejo, Enéas Pestana avalia que grandes redes de supermercados tiveram que reagir a ações promocionais realizadas pelos concorrentes regionais. Outro ponto lembrado pelo fundador da consultoria Enéas Pestana & Associados é o crescimento da relevância do atacarejo nos negócios, o que tende a reduzir a margem média desses grupos.

Uma reação clássica seria repassar parte dessa conta aos fornecedores, no entanto Pestana lembra que as indústrias já sofrem há tempos pressão relacionada à crise no consumo e, mais recentemente, precisa lidar com a forte alta do dólar, que encarece os insumos.

Ao longo de 2020, esse cenário de forte concorrência tende a se manter. “Ainda deve ser um ano de certa volatilidade, com alguns indicadores melhores, como geração de emprego, mas não a ponto de mudar esse cenário de desempenho. O caminho ainda será de ampliar receita com margem Ebitda sem expectativa de melhora”, acredita Eduardo Terra, sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                   LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                  Facebook                  !

 

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Supermercados, Desempenho, Margem, Vendas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados BHInauguração

Supermercados BH dá continuidade aos planos de expansão

Supermercados BH adquire operação do Bretas em MG do CencosudAquisição

Supermercados BH adquire operação do Bretas em MG do Cencosud

Cencosud Brasil vende todas as suas operações em MG para o Supermercados BHGestão e negócios

Cencosud Brasil vende todas as suas operações em MG para o Supermercados BH

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados