Supermercado Serra Azul pretende crescer 100% em cinco anos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/09/2021
Fotos: Divulgação
É essa a meta da rede Serra Azul, de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. Só até 2022, a expectativa é de elevar o faturamento em 40%. Para isso, a empresa aposta em crescimento orgânico, o que vai permitir ganhos de escala. Mas também está de olho no desempenho em mesmas lojas (unidades que já estão instaladas) e em ganhos de eficiência e rentabilidade.
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Com posicionamento de preço, a rede tem uma política considerada agressiva, mas também possui lojas que permitem atender as necessidades das classes A a D
13.000 média de itens comercializados
05 lojas
80 checkouts
950 colaboradores
8.000 m2 Área de vendas total
Expansão
Em maio deste ano, a rede inaugurou sua quinta loja, em Teresópolis. Trata-se da primeira filial fora das fronteiras de Nova Friburgo. CEO da rede, Jonathan Pinto explica que, para dar continuidade à expansão, a rede já possui áreas para inaugurações nas cidades de Cordeiro, Cachoeira de Macacu e em Teresópolis – cujos planos preveem a abertura de mais duas lojas, além da recém-inaugurada. “Também estamos analisando mais uma unidade em Petrópolis. Assim, estaremos nas principais cidades da região Serrana”, diz o CEO.
“A expansão orgânica nos traz consolidação e um melhor posicionamento em nosso segmento” Jonathan Pinto, CEO do Serra Azul (RJ)
Eficiência operacional
A busca pelo crescimento passa ainda por ganhos na operação. Daí a prevenção de perdas estar na mira da varejista. “Para sermos mais competitivos e melhorarmos a margem sem alterar o preço, a prevenção é fundamental. Afinal, com controle das quebras, identificadas por setor, faremos um melhor diagnóstico e, assim, um plano de ação que atingirá a causa raiz”, explica Jonathan.
Whywaste
É o sistema adotado pela rede para monitorar a validade dos produtos. A solução:
- envia alertas periódicos, evitando mercadorias expostas fora do prazo
- permite acompanhamento do sortimento
- auxilia no controle das rebaixas de preços
- gera indicadores para tomada de decisões, sobretudo na área comercial
EXPERIÊNCIA DE COMPRA é um dos diferenciais das lojas do Serra Azul, como a inaugurada em Teresópolis em maio
Rentabilidade
Garantir resultados de longo prazo também exige apostas na retaguarda. “Estamos adotando processos que tragam padronização e excelência operacional”, diz o CEO do Serra Azul. Um deles é a técnica chamada de “Torre de Controle”. Tradicionalmente utilizada pela indústria, foi adotada pela rede na área logística. A ideia é centralizar a operação de transporte, fazendo a gestão das transferências entre lojas e também da equipe operacional de entrega. Isso passa por roteirização, monitoramento e ajustes das ocorrências em todo o processo. Com isso, é possível obter dados como:
- custo por rota
- custo por bairro
- custo por veículo
- taxa de ocupação do veículo
- produtividade da equipe
Todo esse mapeamento permite definir o modelo de veículo ideal para cada loja, bem como a equipe mais indicada na execução, entre outros pontos.
Ferramenta de controle
O Serra Azul está em vias de adotar uma solução de Checklist Fácil, com a qual os gestores conseguirão acompanhar a execução da loja e a padronização para, assim, ter maior agilidade nas correções de inconsistências operacionais.
Envolvimento da alta gestão em processos como prevenção de perda e agenda semanal de acompanhamento dos projetos são fundamentais para alcançar os objetivos estabelecidos
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