14/07/2025
Startups podem ajudar sua empresa no caminho da inovação
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/04/2019
Uma das apresentações de maior destaque do evento Silicon Valley Conference foi ministrada por Andrew Humphries, cofundador da aceleradora de desafios corporativos The Bakery , responsável por conectar grandes marcas a tecnologias inovadoras desenvolvidas por startups. Ao público brasileiro, ele falou sobre obstáculos que grandes empresas têm para inovar e do método criado pela The Bakery para facilitar a integração dessas companhias às startups.
Com base na experiência de sua consultoria, Humphries aponta alguns dos principais passos na busca pela inovação nas empresas:
1. Mapear o problema
O trabalho começa com um ciclo de conversas, reuniões com executivos e profissionais de áreas específicas. É o momento de descobrir os desafior e relacioná-los às tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelos empreendedores de startups.
2. Enfrentar a barreira cultural
Como as organizações ainda seguem regras hierárquicas rígidas, a primeira barreira é cultural. Em muitos casos, gerentes e profissionais de níveis abaixo deste sentem-se inibidos pois não estão acostumados a falar abertamente dos problemas.
3. Aumentar a agilidade
Superados os entraves anteriores, o trabalho em parceria com empresas menores confere agilidade ao dia a dia da companhia, o que é um mote interessante para sair de uma cultura engessada para uma visão mais empreendedora.
4. Olho no futuro
“As organizações têm recursos e acesso ao mercado e clientes. Startups têm novas tecnologias e metodologia para testar novos produtos e serviços de forma rápida e barata. O resultado: inovação, com relativo baixo custo”, resume Andrew Humphries. Afinal, em diversos setores as startups, com sua agilidade típica e o apoio de ótimos profissionais, conseguem desenvolver novas formas de trabalho.
Notícias relacionadas

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicas

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
