SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Soluções para redução de ruptura

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/04/2024

Trabalhar com dados e tecnologia ajuda a evitar falhas que levam à falta de produtos nas lojas. Minimizando esse problema, há chances maiores de reter e fidelizar consumidores

Garantir um sortimento que atenda o cliente e, portanto, que tenha um giro satisfatório, e ter uma reposição rápida são pontos essenciais para evitar buracos nas gôndolas. Para isso, é preciso obter dados e otimizar constantemente os processos. Afinal, a falta de produtos leva, além da perda de vendas, à insatisfação dos consumidores, o que aumenta os custos para reconquistá-los Com base nisso, Carlos Wayand, CEO da Mob2Con, empresa do grupo IZIO & Co, avalia que a medição correta da ruptura precisa ser classificada em três situações:

Ruptura comercial
Quando algum fator faz com que o produto não esteja disponível na loja

Ruptura operacional
O produto está no estoque mas não está na gôndola

Ruptura administrativa
A equipe de reposição identifica o produto como avariado

Prevenção das demandas

Para otimizar a gestão do estoque, a Nexello estabeleceu parcerias com fornecedores de ERPs de supermercados para atuar com o Nexello Supre, que faz sugestões de compras e transferências mais assertivas

Time de reposição bem-informado

A Mob2Con desenvolveu o Mobconnect, ferramenta que pode ser usada pelos times de reposição e pelos promotores. Ele recebe os dados de movimentação de todos os SKUs vendidos. O objetivo é criar uma sequência de atividades, priorizadas a partir do comportamento de vendas e do nível de estoque, a fim de aumentar a produtividade dos repositores e reduzir as rupturas.

Controle de perdas por vencimento

Também desenvolvido para garantir um melhor controle dos estoques e de ruptura, o app Minha Gestão de Lojas, da TOTVS, sugere automaticamente tarefas para a equipe. As sugestões são feitas com base em uma análise inteligente de dados. Na prática, o app minimiza divergências e perda de produtos por vencimento de validade.

“Com a utilização de sistemas inteligentes de gestão de estoque é possível prever demandas conforme as tendências de vendas e sazonalidade, otimizar a reposição de produtos e garantir que as prateleiras fiquem abastecidas”
CARLOS WAYAND, CEO da Mob2Con, empresa do grupo IZIO & Co

“Nossa solução atua para um melhor controle de estoque, entre outros benefícios. Ela faz recomendações a partir de análises, ajudando a minimizar divergência e perdas por validade”
JOÃO GIACOMASSI - Diretor do segmento de supermercados da TOTVs

Abastecimento na medida

Para Ricardo Romanetto, CEO da Kikker, é preciso partir primeiro da base de dados ERP, considerando que Pricing, CRM e Marketing entrem no momento da escalada de cada ponto de venda, depois que a loja estiver equilibrada. “Não adianta trazer clientes a mais para as lojas, atraídos pelo excesso de marketing e e-commerce, se não houver um excelente controle de abastecimento”, defende.

Para isso, a empresa criou uma ferramenta, com metodologia própria, que tem como objetivo facilitar a operação e oferecer análises diárias dos SKUs de cada loja, relacionando a natureza de cada demanda de forma sincronizada. “É aplicada uma gama de parâmetros importantes para o varejo, tais como: rendimentos, demanda de insumos, sazonalidade, configuração de paletes, entre outros”, detalha Romanetto.

Cadastramento de produtos

Um dos fatores que podem se tornar um gargalo no processo de abastecimento é o cadastramento dos produtos nos sistemas dos varejistas, afirma Bruno Saleme, diretor de vendas da 1WorldSync. “Isso pode levar a uma série de impactos diretos nos pedidos, impedindo que o abastecimento ocorra”, afirma.

Para ele, o cadastramento de produtos é uma atividade básica nas áreas de compras e supply chain, porém de alta complexidade devido à quantidade de informações necessárias. Entre elas, estão dados fiscais, logísticos, características gerais dos produtos, que variam conforme as categorias.

Por isso, a 1WorldSync, detentora da Plataforma Simplus (elo tecnológico entre os fabricantes dos produtos e os varejistas), ajuda o varejista a automatizar o processo de qualificação do cadastramento de produtos. A solução permite que os varejistas consumam as informações e as imagens dos produtos por meio da integração direta com os sistemas internos, como ERP, workflow de cadastro, portais e plataforma de e-commerce.

Esses recursos são criados diretamente com os fabricantes, a partir de amostras, fichas técnicas e outras fontes de informações oficiais das indústrias. Depois se inicia um processo de atualização contínua dos dados dos produtos, garantindo que os varejistas tenham sempre dados atualizados, completos e corretos para a utilização nos canais físicos ou digitais.

“A complexidade do processo torna o cadastro de produtos moroso e passível de erros, atrasando, muitas vezes, o abastecimento nas lojas e prejudicando as vendas e a experiência dos consumidores”
BRUNO SALEME - Diretor de vendas da 1WorldSync

FOTOS: DIVULGAÇÃO

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Adobe StockPesquisa

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados