Solução conecta diretamente pequeno varejo a grandes fornecedores
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/11/2018
Na visão da indústria... a valorização do pequeno varejo é importante para obter dados sobre o que acontece depois do distribuidor; conhecer preços praticados e market share; e facilitar o trade marketing
Alguns programas foram criados ao longo dos últimos anos, mas nenhum decolou por conta do baixo nível de digitalização, limitações tecnológicas e foco das empresas em outras estratégias. Hoje é diferente. Existem condições favoráveis concretas para se estabelecer uma conexão viável e de resultados. Segundo Carlos Azevedo*, CEO da MarketUp , o percentual de lojinhas sem PDV e ERP caiu de 70% para 50% e, em cinco anos, deve despencar para 20%. Isso por duas razões: exigências do governo para apurar receita e impostos e a incrível digitalização do brasileiro (de todas as classes sociais e todos os cantos), o que pressiona o comércio a atender melhor. A indústria, por outro lado, já há algum tempo busca alternativas para enfrentar o poder de negociação das grandes redes e grandes distribuidores, e as tecnologias tornaram isso possível.
[noticiasRelacionadas]
Como funciona
- A MarketUp é uma das empresas que estão conectando as duas pontas da cadeia a partir de um sistema de gestão gratuito para micro, pequenos e médios comércios, que inclui ERP completo, automação comercial, e-commerce e marketplace
- Para o varejista a vantagem é o acesso às ferramentas e aos fornecedores, e um custo de mercadoria sem intermediários
- Para a indústria a vantagem é ser a “dona” dos seus canais de venda e obter dados detalhados do mercado para aumentar a previsibilidade da demanda, entre outros benefícios. (Veja matéria nesta edição “grátis em troca de dados”). O micro e o pequeno varejo são a base da pirâmide e o maior canal de vendas
Competição
O comércio direto entre indústria e pequeno varejo, já observado em alguns países emergentes, poderá aumentar um pouco mais a concorrência entre as empresas e influenciar novos modelos de negócio. Poderá também modificar a relação com atacadistas e distribuidores. Afinal, a logística e a entrega deverão continuar com eles.
* Carlos Azevedo. Desde 1990, tem lançado desenvolvedoras de web e sites, em sociedade com os fundadores da Positivo e do Buscapé, além de ex-executivo do Facebook
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !