SA+
Decisão Atacarejo Ecommerce Tecnologia

72% das redes regionais investiram em soluções para e-commerce

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/06/2021

Foto: Divulgação

Uma plataforma mais robusta de e-commerce, lançamento de um aplicativo de compras e equipamentos tecnológicos para ampliar a produtividade de separação e entrega de pedidos, além de um CRM. Esses foram os investimentos realizados pelo Decisão Atacarejo , com 6 unidades em Minas Gerais.

A empresa já contava com a venda online desde 2014. “Com a escalada do canal, vimos a necessidade de evoluir na qualidade dos serviços e produtos ofertados para absorver a aceleração da demanda”, comenta Epifânio Parreiras Junior, diretor-presidente da rede. Segundo o executivo, os investimentos realizados permitiram à empresa reduzir o prazo de entrega aos clientes para até 24 horas, mesmo com o aumento do volume no canal.

 

“Nossas vendas estão crescendo três dígitos no online impulsionadas pelo uso das tecnologias implementadas, entre outros fatores”

EPIFÂNIO PARREIRAS JUNIOR
Diretor-presidente do Decisão Atacarejo (foto)

 

Daqui para a frente, o desafio é ajustar rapidamente as operações da venda online aos padrões de qualidade exigidos pelo consumidor, que aumentam a cada dia. Não por acaso, 72% das redes regionais ouvidas em estudo exclusiva da SA Varejo relataram terem feito investimentos em soluções para e-commerce.

Já a McKinsey realizou um estudo sobre o futuro do varejo alimentar na Europa, onde a abertura pós-pandemia está mais adiantada. Uma das constatações é que o e-commerce é cada vez mais o centro do negócio. “O consumidor testou a compra online, gostou e vai continuar a comprar assim. A loja vai se tornar um lugar, por exemplo, de ter experiência e de encontrar novos produtos”, diz Ricardo Skibelski, sócio da consultoria. Para ele, a venda online precisa ser eficiente, com margens certas e produtos corretos. Na Europa, isso passa, entre outros pontos, por estar alinhado a tendências identificadas no estudo da companhia, como a maior busca por produtos sustentáveis.

 

“Com novos concorrentes entrando na área de supermercados, como o ifood e outros, se o cliente não for bem atendido no varejo, alguém vai capturar essa oportunidade. é preciso ser ‘dono’ do consumidor”

RAFAEL SIQUEIRA
Sócio-consultor da McKinsey

 

NOVOS DESAFIOS NA VENDA ONLINE

Do ponto de vista das soluções a serem adotadas, as atualizações no e-commerce são constantes. Segundo Paulo Ferezin, sócio-líder do segmento de varejo da KPMG , entre novos investimentos necessários, estão “Cyber Security”, para dar segurança ao usuário e também às companhias; adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), considerando uma maior captura e utilização de dados dos clientes; inteligência artificial visando “motores de vendas e motores de produtividade”; logística de última milha; e meios de pagamento.

Para Ferezin, as redes que operam marketplaces devem avaliar aspectos como a ampliação do leque de serviços aos comércios que fazem parte da sua plataforma; a ampliação da base desses clientes, incorporando ferramentas que tragam facilidade ao consumidor; e segurança e mitigação de riscos, como fraudes e venda de produtos falsificados. Também é importante incluir a rastreabilidade de ponta a ponta nas operações.


Leia matérias complementares:

Varejo regional investe mais de R$ 17 bilhões em tecnologia

Uniforça implanta CRM para conhecer melhor seus clientes

Seis em cada 10 redes regionais adquiriram soluções de inteligência de dados

34% dos varejos regionais dedicaram recursos à compra de tecnologias voltadas às lojas

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                    LinkedIn                                                   ,                                                   Instagram                                                   e                                                   Facebook         

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Decisão Atacarejo, Ecommerce, Tecnologia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Conheça as quatro empresas mais admiradas do varejo alimentarVarejo alimentar

Conheça as quatro empresas mais admiradas do varejo alimentar

Assaí em São Luiz do MaranhãoAssaí

Assaí lança campanha em ano marcado por aniversário de 50 anos

Açougue e carnes no atacarejoAtacarejo

Nova geração de atacarejos tem no açougue sua maior aposta: 55% das lojas oferecem a seção

ExtraplusTecnologia

Pagamento via reconhecimento facial chega ao Espírito Santo com o Grupo Coutinho

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados