ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Self checkouts contam com funcionalidades para prevenir perdas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/01/2022
Foto: Divulgação
Reduzir o tempo de espera dos consumidores em até 30% nas filas das lojas é apenas uma das vantagens de se trabalhar com self checkouts, segundo a Laurenti, empresa que fornece esses equipamentos. A companhia enfatiza que os caixas autônomos também são seguros quando se trata de prevenir perdas, pois contam com sistemas de controle e tecnologias avançadas.
[noticiasRelacionadas]
Uma delas é possuir scanner de código de barras de alto desempenho, como acontece com a linha da empresa. Há ainda a funcionalidade de controle de verificação, que identifica o peso inicial das mercadorias dentro do cesto de compras e, na sequência, nas sacolas das gancheiras. Com isso, é possível evitar diferenças e eventuais prejuízos para o varejista, garantindo, ao mesmo tempo, uma boa experiência de compra ao consumidor.
De acordo com a Laurenti, há muitos exemplos de varejistas que vêm obtendo benefícios a partir da adoção dos autocaixas. Entre eles, estão alguns clientes da empresa que atuam no varejo alimentar, como Savegnago, Tenda Atacado e Grupo ABC ( clique aqui para ler sobre a experiência da varejista mineira com esses e outros equipamentos).
A fabricante ressalta que conta com uma variedade de self checkouts desenvolvidos de acordo com a particularidade de cada segmento: autosserviço alimentar, atacarejo, Pet, farmácia, construção, entre outros. “São mais de 4.000 terminais instalados em todo o Brasil”, afirmou em nota enviada à SA Varejo.
Benefícios do self checkout
A Laurenti também listou alguns dados que precisam ser pesados pelo varejista sobre as vantagens dos caixas autônomos:
11 minutos: esse é o tempo médio que o consumidor aguarda na fila antes de abandonar o carrinho, segundo a Laurenti. “O self-checkout possibilita a conversão dessas vendas com a velocidade no processo de compra”, diz a empresa;
5% a 8% é a participação desses equipamentos no faturamento da loja no início da instalação. A partir da adoção das melhores práticas, há casos em que esse percentual chega a 25% nos supermercados e a 42% em outros segmentos, também conforme o fornecedor;
24 horas por 7 dias de trabalho. Ou seja, os self checkout ficam disponíveis para uso dentro de qualquer escala definida pelo varejista;
5 a 10 meses é o retorno do investimento, dependendo da forma de operação das lojas.
Somam-se a essa lista o fato de os self checkouts contribuírem para a redução de custos e a maior satisfação dos consumidores, especialmente os que têm maior aderência ao digital.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Righi Supermercados leva primeiros self-checkouts para cidades do interior gaúcho

ToGo Market é o primeiro minimercado autônomo no Brasil com pagamento por reconhecimento facial

Entenda as estratégias aplicadas pelo GPA que trouxeram resultados positivos
