SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Vanguarda Varejo Regional Tecnologia

Seis em cada 10 redes regionais adquiriram soluções de inteligência de dados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/06/2021

A compra de softwares associados a informações pode indicar um início de mudança de cultura, especialmente na área comercial. “Os modelos de inteligência contribuem muito para o varejo comprar mais em função dos dados e menos pelo feeling, o que é importante nas relações de consumo, mas não pode ser o principal direcionador”, avalia Paulo Ferezin, da KPMG .

Além disso, quanto mais decisões forem tomadas a partir de informações, menos compras de oportunidade tendem a acontecer. Entre as vantagens disso, está a possibilidade de poder destinar tempo e energia ao desenvolvimento das categorias. Quando isso acontece, ganham tanto o varejo quanto a indústria.

Foto: Divulgação

EXEMPLO PRÁTICO: GRUPO VANGUARDA (PI)
Dono de 24 lojas das bandeiras Carvalho Super e Carvalho Mercadão, a companhia contemplou diversas áreas em seus investimentos de tecnologia, que já vinham acontecendo desde 2019. Com foco importante em competitividade e abastecimento, foram adotadas ferramentas de pesquisa de preço, de pricing, de troca eletrônica de dados/integração com fornecedores e de business intelligence (BI), permitindo o acompanhamento dos principais indicadores e apoio à tomada de decisão em praticamente todas as áreas de negócio da empresa.

3 vezes é quanto o valor aportado em tecnologia pelo grupo vanguarda supera o realizado em 2019

Houve ainda soluções no marketing para a criação de personas, com o objetivo de fidelizar clientes; e em TI, com a migração da estrutura de datacenter para cloud, etc. O grupo também aportou recursos no e-commerce e na instalação de self checkouts nas lojas. Para Givaldo Araújo, diretor de tecnologia da empresa, os avanços conferem maior visibilidade às marcas da companhia e trazem maior reconhecimento pelo consumidor. “A empresa está se diferenciando ao oferecer novas experiências. Os clientes têm percebido isso aos poucos, mas de forma consistente”, acredita o executivo.

ANÁLISE DE DADOS
Não basta apenas ter os dados, é preciso tratá-los e interpretá-los. Segundo Ricardo Skibelski, sócio-consultor da McKinsey , essa análise permite saber o que importa para o consumidor e, portanto, contribui para uma maior assertividade nas compras. Também é possível obter informações mais específicas, além de valores e volume, como custos de transportes e bonificações que ajudam a definir melhor o preço. “Com acesso a dados, as conversas ficam mais técnicas”, reforça o executivo.

 

Leia matérias complementares:

Varejo regional investe mais de R$ 17 bilhões em tecnologia

72% das redes regionais investiram em soluções para e-commerce

Uniforça implanta CRM para conhecer melhor seus clientes

34% dos varejos regionais dedicaram recursos à compra de tecnologias voltadas às lojas

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                    LinkedIn                                                   ,                                                   Instagram                                                   e                                                   Facebook         

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Vanguarda, Varejo Regional, Tecnologia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados