6 categorias avançaram em volume e valor
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/09/2018
Com a ligeira melhora no cenário econômico, alguns produtos estão sendo mais consumidos ou retornaram à cesta de compras depois de terem sido excluídos devido à crise. Manteiga, batata congelada, salgadinho, chá pronto, chocolate, além de produtos para incontinência cresceram tanto em volume quanto em valor no ano passado, segundo a Nielsen. Para este ano, a expectativa é de que a maioria deles volte a crescer. “A greve dos caminhoneiros fez com que algumas categorias básicas de não perecíveis ganhassem impulso no primeiro momento. Agora, com a situação normalizada, esperamos que principalmente as categorias ligadas à praticidade mantenham o avanço”, afirma Simone Terra, diretora da STerra Soluções Estratégicas. Para aproveitar a alta nas vendas, saiba mais sobre as categorias.
1- Manteiga
Alta em 2017
Valor 38,1%
Volume 14,3%
Com maior valor agregado, a manteiga também tem apelo à saúde, já que mais pessoas estão migrando das gorduras vegetais para as lácteas. Tarley Maia Kotsifas, diretor-presidente da paranaense Bom Dia, explica que a rede anuncia pelo menos uma marca da categoria todas as semanas nos panfletos e insere o produto nos anúncios em TV.
O que fazer
Degustação ainda é uma boa opção para incentivar a compra. Aqui, vale até trazer um especialista – como um nutricionista – para explicar as vantagens da manteiga à saúde.
2- Chá Pronto
Alta em 2017
Valor 38,1%
Volume 14,3%
Saúde aliada à praticidade é o que explica a alta em vendas. No SuperVille, em São Paulo, uma parte do produto foi deslocada para a frente da loja, com destaque para o preço.
O que fazer
As lojas podem mudar os produtos em exposição conforme o horário, adequandose à necessidade do consumidor em diferentes momentos. No fim do dia, por exemplo, quando a pessoa busca algo fácil e rápido para resolver o jantar, expor bebidas como chá pronto é uma boa estratégia.
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3- Salgadinho
Alta em 2017
Valor 38,1%
Volume 14,3%
Além de ter apelo à indulgência, o produto também cresce pela praticidade. Como se sabe, as pessoas estão passando mais tempo em casa, transferindo para o lar os encontros sociais, o que explica o aumento na venda.
O que fazer
Estimular a exposição “casada” com bebidas. Aproveite a proximidade de feriados para expor o produto em ilhas, em pontos de alto fluxo.
4- Chocolate
Alta em 2017
Valor 10,6%
Volume 5,4%
Apelo à indulgência e investimento dos principais fabricantes impulsionaram a categoria. Outro fator foram as ações realizadas pelo varejo. A Coop, 32 lojas no Estado de São Paulo, adotou ações do tipo “leve 4 e pague 3”, além de ofertas com até 50% na segunda unidade.
O que fazer
A compra de chocolates costuma ser por impulso, o que contribui para elevar o tíquete médio. Exposição no checkout e com categorias correlatas impulsiona a compra.
5- Produto descartável para incontinência
Alta em 2017
Valor 6,6%
Volume 11,0%
Entre os principais motivos para a alta, estão os investimentos em marketing dos fabricantes, além do próprio aumento da população com mais idade.
O que fazer
É preciso quebrar o paradigma de que produtos para incontinência só se compram em farmácia. Um primeiro passo é trabalhar melhor o sortimento, com várias opções de marcas, preços e versões .
6- Batata Congelada
Alta em 2017
Valor 3,1%
Volume 12,7%
O crescimento da categoria está associado à queda no consumo da alimentação fora do lar, dizem os varejistas.
O que fazer
Entre as medidas para alavancar vendas está expor a categoria entre hambúrgueres e nuggets, já que são produtos de consumo correlato. Manter boa organização das embalagens no freezer é outra recomendação, pois melhora a visibilidade do produto.