SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SA+ Ecossistema de Varejo completa dois anos e multiplica inovações

24/03/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Salgadinho Chá Pronto Manteiga chocolate produtos para incontinência batata congelada

6 categorias avançaram em volume e valor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2018

Com a ligeira melhora no cenário econômico, alguns produtos estão sendo mais consumidos ou retornaram à cesta de compras depois de terem sido excluídos devido à crise. Manteiga, batata congelada, salgadinho, chá pronto, chocolate, além de produtos para incontinência cresceram tanto em volume quanto em valor no ano passado, segundo a Nielsen. Para este ano, a expectativa é de que a maioria deles volte a crescer. “A greve dos caminhoneiros fez com que algumas categorias básicas de não perecíveis ganhassem impulso no primeiro momento. Agora, com a situação normalizada, esperamos que principalmente as categorias ligadas à praticidade mantenham o avanço”, afirma Simone Terra, diretora da STerra Soluções Estratégicas. Para aproveitar a alta nas vendas, saiba mais sobre as categorias. 

 

1- Manteiga
Alta em 2017
Valor 38,1%
Volume 14,3%

Com maior valor agregado, a manteiga também tem apelo à saúde, já que mais pessoas estão migrando das gorduras vegetais para as lácteas. Tarley Maia Kotsifas, diretor-presidente da paranaense Bom Dia, explica que a rede anuncia pelo menos uma marca da categoria todas as semanas nos panfletos e insere o produto nos anúncios em TV.

O que fazer
Degustação ainda é uma boa opção para incentivar a compra. Aqui, vale até trazer um especialista – como um nutricionista – para explicar as vantagens da manteiga à saúde.

 

2- Chá Pronto
Alta em 2017
Valor 38,1%
Volume 14,3%

Saúde aliada à praticidade é o que explica a alta em vendas. No SuperVille, em São Paulo, uma parte do produto foi deslocada para a frente da loja, com destaque para o preço.

O que fazer
As lojas podem mudar os produtos em exposição conforme o horário, adequandose à necessidade do consumidor em diferentes momentos. No fim do dia, por exemplo, quando a pessoa busca algo fácil e rápido para resolver o jantar, expor bebidas como chá pronto é uma boa estratégia.

[noticiasRelacionadas]

 

3- Salgadinho
Alta em 2017
Valor 38,1%
Volume 14,3%

Além de ter apelo à indulgência, o produto também cresce pela praticidade. Como se sabe, as pessoas estão passando mais tempo em casa, transferindo para o lar os encontros sociais, o que explica o aumento na venda.

O que fazer
Estimular a exposição “casada” com bebidas. Aproveite a proximidade de feriados para expor o produto em ilhas, em pontos de alto fluxo.

 

4- Chocolate
Alta em 2017
Valor 10,6%
Volume 5,4%

Apelo à indulgência e investimento dos principais fabricantes impulsionaram a categoria. Outro fator foram as ações realizadas pelo varejo. A Coop, 32 lojas no Estado de São Paulo, adotou ações do tipo “leve 4 e pague 3”, além de ofertas com até 50% na segunda unidade.

O que fazer
A compra de chocolates costuma ser por impulso, o que contribui para elevar o tíquete médio. Exposição no checkout e com categorias correlatas impulsiona a compra. 

 

5- Produto descartável para incontinência
Alta em 2017
Valor 6,6%
Volume 11,0%

Entre os principais motivos para a alta, estão os investimentos em marketing dos fabricantes, além do próprio aumento da população com mais idade.

O que fazer
É preciso quebrar o paradigma de que produtos para incontinência só se compram em farmácia. Um primeiro passo é trabalhar melhor o sortimento, com várias opções de marcas, preços e versões .

 

6- Batata Congelada
Alta em 2017
Valor 3,1%
Volume 12,7%

O crescimento da categoria está associado à queda no consumo da alimentação fora do lar, dizem os varejistas.

O que fazer
Entre as medidas para alavancar vendas está expor a categoria entre hambúrgueres e nuggets, já que são produtos de consumo correlato. Manter boa organização das embalagens no freezer é outra recomendação, pois melhora a visibilidade do produto.

COMPARTILHAR
TAGS:Salgadinho, Chá Pronto, Manteiga, chocolate, produtos para incontinência, batata congelada
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Adobe Stock - StoreTendências

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

Adobe StockSaudabilidade

Venda de produtos saudáveis cresce no varejo alimentar, com destaque para os proteicos

Prateleira com produtos de higiene e beleza do Adobe StockPesquisa

Apesar de alta nos preços, produtos premium crescem quase 6% em vendas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados