SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

hortifruti supermercados desperdício

Saiba qual é a seção que pode aumentar em até 15% o faturamento da loja

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/01/2023

Foto: Stock Adobe

É sabido que donos de supermercados estão sempre investindo para atrair clientes, aumentar o faturamento e reduzir custos, mas ações simples também podem contribuir para o aumento do faturamento. De acordo com o economista especializado em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, estratégias simples e mais acessíveis, como melhorias no setor de hortifruti, podem aumentar em até 15% o faturamento de uma loja.

[noticiasRelacionadas]

“A seção de hortaliças, frutas e legumes é considerada, atualmente, o setor com o maior índice de desperdício dentro do varejo. Com algumas dicas básicas e o investimento em novos produtos in natura, o dono do supermercado, além de evitar o desperdício, poderá aumentar a lucratividade da sua loja nesse setor”, orienta.

Um dado que corrobora esse contraponto de lucro x desperdício no setor de hortifruti é a pesquisa da Hortifruti Brasil, que indica que a seção pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado de varejo. Entretanto, segundo dados da FAO/ONU divulgados na Hortifruti Brasil, anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados na cadeia de alimentos, o que corresponde a 30% do produzido no mundo.

De acordo com Rosadas,  o hortifruti é um dos setores que mais dá retorno em um supermercado, mas também pode ser o que tem maior índice de perda. “Às vezes, a fruta não está aparentemente bonita, mas ainda está totalmente apta para o consumo. Fazer sucos com as frutas ou fazer uma salada de fruta enquanto ainda podem ser consumidas é uma boa estratégia para ser adotada pela seção de hortifruti. Você aumenta a cartela de produtos nesse setor e ainda gera mais lucratividade, porque são iniciativas que costumam ter uma boa saída no verão”, sugere.

O especialista também orienta sobre a disposição dos produtos nesse setor e como mudanças simples na paleta de cores pode fazer a diferença na receita do supermercado. “No hortifruti, as cores são muito importantes, porque elas atraem e chama a atenção dos clientes. Não funciona, em uma estratégia de venda no varejo, fazer uma bancada toda verde. O ideal é intercalar produtos com cores contrastantes e assim tornar a exposição atrativa para os olhos do consumidor. A arrumação da loja nesse setor faz toda diferença”, avalia.

Outra iniciativa que contribui para aumentar o tíquete médico são embalagens com produtos selecionados, que tenham uma boa aparência. “Além de aumentar a margem, essa estratégia facilita a vida do cliente na hora de escolher o que ele levará para casa, já que essa embalagem dá uma maior visibilidade para identificar a qualidade do produto”, orienta.

Rosadas destaca ainda que facilitar a experiência do cliente, no momento de visualizar os preços, também é outro ponto importante para aumentar a lucratividade no hortifruti. “Colocar uma placa grande acima da bancada de verduras ou legumes informando o valor do alimento é uma iniciativa que os clientes gostam, porque facilita a decisão de compra e chama para a urgência em adquirir o produto. Contudo, vale tomar cuidado para essa placa ou cartaz não cobrir as frutas, legumes e verduras”, conclui.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,    Instagram    e    Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:hortifruti, supermercados, desperdício
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Supermercados BH compra rede regional do Espírito SantoFusões e Aquisições

Supermercados BH volta a adquirir rede regional uma semana após compra do Bretas em MG

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados