SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Precifica preço markup

Saiba quais são os três pontos que podem evitar erros ao fazer a precificação

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/02/2022

Foto: istock

A formação de preço é uma das principais atividades estratégicas de qualquer negócio. A precificação precisa ser feita de forma inteligente e estruturada. Para o fundador da Precifica, Ricardo Ramos, um equívoco comum é adotar somente o markup para determinar o preço de venda. O markup é um índice importante a ser considerado na composição do preço, mas não deve ser utilizado isoladamente.

[noticiasRelacionadas]

De acordo com o executivo, esta é uma forma usual de fazer a precificação, mas deixa de considerar fatores-chave. É necessário ter atenção a três pontos muito relevantes para não cair em erros ao fazer a precificação. São eles:

1 – A estrutura o cálculo do preço – a forma como somamos ao custo da mercadoria vendida (CMV) à margem de contribuição desejada e às despesas sobre a venda, tais como impostos, comissões, despesas e provisões financeiras, etc. Neste passo, é necessário ter em mente que, caso pretenda conceder desconto sobre o preço de venda, sua margem de contribuição será imediatamente reduzida numa proporção superior ao desconto aplicado. 

2 - Distinção entre markup e margem de contribuição, pois não são a mesma coisa – enquanto o markup representa um fator multiplicador sobre o CMV para chegar ao preço de venda, a margem de contribuição indica o quanto do preço de venda – após a dedução das despesas como impostos e comissões – sobra para contribuir com o pagamento das despesas do negócio. Logo, a margem de um produto é na prática muito inferior ao seu markup. 

3 - Outro ponto relevante é a correta relação das despesas variáveis utilizadas para formar o preço de venda – é importante ser muito criteriosos ao fazer essa relação, pois ela tem impacto direto sobre o preço de venda obtido.  Precisa entender muito bem e diferenciar quais são os custos – valores exclusivamente devidos a cada venda do produto, e despesas – gastos que são devidos independentemente da venda ou não do produto.  É preciso listar e considerar como despesas variáveis todos os impostos, todas as despesas financeiras, as comissões, as taxas de intermediação entre outros itens, pois, se não forem lançadas, essas despesas variáveis sobre vendas acabam se transformando numa surpresa negativa, influenciando criticamente o resultado final do negócio. 

O executivo ressalta ainda que se deve usar sempre a mesma estrutura de cálculo para evitar erros durante a precificação do produto. Além disso, é necessário verificar periodicamente a relação de despesas variáveis ligadas ao dia a dia da empresa, pois é comum se esquecer de relacionar alguma delas no preço do produto. 

“Nunca adicione uma despesa variável ao preço final do produto. Elas têm de ser sempre adicionadas dentro da estrutura de cálculo do preço de venda. Ao organizar-se dessa forma, você garante que a sua formação de preço está calculada de forma correta, o que garantidamente contribuirá para o sucesso do seu negócio”, conclui Ramos.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                           LinkedIn                                                                                                          ,                                                                                                          Instagram                                                                                                          e                                                                                                          Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Precifica, preço, markup
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de NatalConsumo de Panetone

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de Natal

Rede inaugura atacarejo no ParáPreço Baixo Atacadista

Rede inaugura atacarejo no Pará

Supermercado é a primeira loja da região inclusiva para autistasacessibilidade

Supermercado é a primeira loja da região inclusiva para autistas

41% das promoções no varejo não geram crescimento das vendas para todas as categoriasAmbev

41% das promoções no varejo não geram crescimento das vendas para todas as categorias

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados