ÚLTIMAS NOTÍCIAS
07/05/2025
Saiba quais são os três pilares para fazer uma empresa crescer e ganhar escala
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/05/2022
Foto: Stock Adobe
Durante participação no Brazil at Silicon Valley, Carlos Brito, ex-CEO da AB InBev, que esteve a frente da companhia por 15 ano, revelou os três pilares que ele adotou para fazer da companhia a maior cervejaria do mundo. São eles: comunicação, competência e coragem.
[noticiasRelacionadas]
1- Comunicação
“Ninguém lava um carro alugado e uma empresa bem-sucedida não quer e não pode ser, para o funcionário, um carro alugado. É importante que o grande sonho da companhia seja compartilhado a ponto de inspirar pessoas de diferentes países, das mais variadas culturas. Uma internacionalização bem-sucedida só acontece assim: com todo mundo engajado.”
2- Coragem
“Tomar decisões é aceitar correr riscos e isso pede coragem. A liderança precisa ter essa valentia, abraçando as falhas como um aprendizado. Gosto de dizer que, assim como Copérnico mostrou que o centro do universo não era a Terra, mas sim o Sol, um líder tem de lembrar a todos que o centro do universo não é a empresa em si, mas o consumidor. E, às vezes, é preciso fazer escolhas que talvez não sejam as melhores para o negócio, mas são para os consumidores”.
3- Competência
“Padrões e processos são necessários para crescer. Você pode ter uma empresa muito humanizada e tratar tudo com bastante informalidade, mas quando quer ganhar escala, é preciso ter protocolos que se traduzam para outras culturas e línguas. A competência de gerir um time multicultural está justamente nisso, em criar uma cultura que não têm atritos ao cruzar uma fronteira. Acho que, no nosso caso (da AB InBev), a nossa liderança era baseada no bom senso, o que tornava as coisas mais fáceis. Também contou para o nosso sucesso o fato de sermos uma empresa pública, mas controlada por um grupo privado. Esse controle nos deu, em muitos casos, a autonomia para ir contra a correnteza e fazer o que achávamos mais acertado a longo prazo”.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Mart Minas promove nova edição do Festival Mundo Pet com feira de adoção de animais

Mundo Marcas cresce no mercado de limpeza com inovação e preço justo
