SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

18/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Formatos de Loja Hipermercado Vendas McKinsey

Saiba quais formatos de loja perderam mais vendas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/03/2022

Foto: iStock

O varejo alimentar como um todo registrou queda de 2,4% nas vendas em 2021, conforme estudo da McKinsey publicado pelo Estadão. Entre os principais formatos, o único crescimento (+10%) veio do atacarejo.  

[noticiasRelacionadas]

Quem mais sofreu foram os hipermercados, nos quais as vendas despencaram 20% na comparação com o faturamento de 2020. Há anos esse formato apresentava resultados ruins, no entanto as compras de abastecimento nos primeiros meses da pandemia, em meados do ano passado, haviam dado novo gás a essas grandes lojas. O levantamento da McKinsey mostra que o bom momento durou pouco. Vale lembrar que o Extra Hiper, uma das maiores redes do segmento, encerrou recentemente suas atividades, com algumas unidades tendo fechado as portas ainda em 2021.

Os demais formatos do varejo alimentar apresentaram índices parecidos de queda nas vendas durante o ano passado. Nas lojas de conveniência a redução foi de 9%, enquanto o varejo tradicional e os supermercados registraram, respectivamente, resultados 7% e 6% inferiores ao ano anterior.

Com a população com renda em declínio e um cenário de inflação fora de controle, uma grande parcela da população precisa encontrar preços baixos, e o canal que tem entregado esse benefício de forma mais assertiva é o atacarejo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                              LinkedIn                                                                                                             ,                                                                                                             Instagram                                                                                                             e                                                                                                             Facebook

   

COMPARTILHAR
TAGS:Formatos de Loja, Hipermercado, Vendas, McKinsey
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Adobe StockPesquisa

Varejo regional: 20 dos principais pequenos e médios players do setor apresentam crescimento médio de 20% ao ano

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados