SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Villefort Atacarejo inaugura 3ª loja em Goiás nesta semana

16/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Mateus Ilson Mateus Rodrigues inflação

Saiba o que o grupo Mateus está fazendo para driblar a inflação

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/02/2022

Foto: Divulgação

O grupo Mateus está adotando algumas iniciativas para driblar a inflação e manter seu plano de expansão para este ano, que prevê a abertura de 45 a 50 lojas em todo o país, sendo a maior parte delas nas regiões da Bahia, Pernambuco, Sergipe , Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

[noticiasRelacionadas]

De acordo com o presidente do grupo Ilson Mateus Rodrigues, ainda há uma pressão inflacionária no setor, e em algumas lojas foi verificada perda no valor do tíquete de compra de cliente. Mas, mesmo com este cenário adverso, ele acredita que é necessário continuar ocupando espaços e, para fazer isso num ambiente de receita mais pressionada e aumento de despesas pela rápida expansão, é necessário buscar ações internas de revisão de gastos e de incentivo à venda. Além disso, está ele está distribuindo mais lojas pela sua rota de abastecimento, buscando diluir os custos logísticos, além de encurtar o intervalo entre abertura de unidades de atacado de distribuição e de atacarejo.

De acordo com alguns analistas de mercado, manter a expansão e administrar esse efeito em caixa e nas margens é um dos nós do mercado. Apesar desses investimentos aumentarem a saída de recursos em curto espaço de tempo, o grupo Mateus tem caixa para isso ( R$ 960 milhões em setembro), resultado da oferta de ações realizada em 2020, quando captou R$  3 bilhões.

“Estamos tentando ocupar o máximo de espaço que pudermos. A maior parte dos investimentos em 2022 vai para as áreas onde ainda o grupo não atua. Mas estamos mais atentos a esse equilíbrio entre aberturas, despesas e rentabilidade”, disse ele. “É o que a gente fez nos últimos seis, sete anos e quer continuar fazendo, não é diferente. Mas estamos fazendo esse equilíbrio com muita mais atenção”.

O executivo afirmou ainda que a velocidade da receita deve subir, mas não quis citar prazo. “Vamos retomar crescimento mais rápido com as novas lojas, e o amadurecimento daquelas que já fomos abrindo [também tem efeito]. Estamos com bastante lojas mais maduras e estamos trabalhando com uma estimativa de geração de caixa”, afirma. Em 2019 foram abertas 24; em 2020, 39; e em 2021, 42 pontos. A projeção de 45 a 50 unidades abertas deve se estender nos próximos anos.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                     LinkedIn                                                                                                    ,                                                                                                    Instagram                                                                                                    e                                                                                                    Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Mateus, Ilson Mateus Rodrigues, inflação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Max Atacadista em Foz do Iguaçu - Grupo MuffatoExpansão

Max Atacadista planeja abertura em cidade inédita do Paraná

1731418445269-grupo-mateus-mix-mateusExpansão

Grupo Mateus mira crescimento no Ceará com 7 novas lojas

Redes ampliam presença no interior mineiro com novas lojas e modernizaçõesExpansão

Redes crescem no interior mineiro com novas lojas e modernizações

Grupo MartinsLogística

Grupo Martins traça plano até 2028 para ampliar atuação e reforçar canal digital

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados