ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13/05/2025
Saiba como gerar impulso de compra em categorias indulgentes e mais rentáveis
POR SA+ Branded Content
Conteúdo patrocinado por Docile
EM 27/10/2022
PRODUZIDO POR SA CONTENT
A procura por alimentos indulgentes aumentou depois do período marcado pelo isolamento social, que valorizou momentos de prazer, especialmente os de baixo custo. Uma categoria que se enquadra perfeitamente neste tipo de consumo é a de candies.
“São produtos coloridos, que trazem alegria em suas embalagens e excelência na qualidade, apelos que convertem vendas. São ainda itens de menor desembolso, que não comprometem a renda”, destaca Rodrigo Catto, gerente de trade marketing da Docile .
A categoria é de impulso e não costuma estar na compra programada. Por isso, a execução se torna ainda mais importante, especialmente por serem produtos de maior valor agregado, que podem, consequentemente, aumentar o tíquete e a rentabilidade da loja.
A Docile, maior exportadora brasileira de itens como balas, confeitos e regaliz, traz algumas dicas de exposição para os varejistas:
Criar pontos extras nos corredores de maior circulação da loja para gerar visibilidade e despertar o desejo da indulgência, já que o ponto natural da categoria não é destino por não estar na lista de compras
Explorar o checkout por ser um local em que 100% dos shoppers passam na sua jornada de compra, potencializando a possibilidade de conversão
Fazer cross merchandising com categorias de alto giro, como mercearia, bebidas e padaria
Mix completo para agregar valor
A Docile possui um mix completo com mais de 170 produtos entre tradicionais e premium, em doses para todos tipos de consumo, como monodoses e embalagens para compartilhar.
Para auxiliar os varejistas na definição adequada de sortimento e execução, a empresa criou o programa Loja Perfeita. “A nossa expertise na categoria permite levar uma verdadeira consultoria para o varejo trabalhar o mix correto, ativações que geram fluxo, vendas e, principalmente, rentabilidade por apresentar categorias de excelente valor e margens”, reforça Catto.
Com crescimento exponencial em um ritmo de dois dígitos nos últimos anos, a expectativa para 2022 é de um aumento de mais de 30%. No ano passado, a empresa cresceu acima da média do mercado tanto em volume como em valor.
Alguns números levantados pela Nielsen:
- Em 2021, a categoria de Balas & Confeitos cresceu 37,7% em valor e a Docile 63,3%
- Em 2022 (1º semestre 2022x2021), as Gelatinas tiveram um incremento de 10% em volume e 25% em valor. A Docile aumentou em 40% seu volume de vendas e 60% em valor
- No mesmo período - 1º semestre de 2022 ante 2021, a categoria de Regaliz/Canudinhos cresceu 21% em volume e 27% em valor, enquanto a Docile também se manteve acima da média, com crescimento de 61% em volume e 112% em valor
Notícias relacionadas

5 comportamentos de consumo que o varejo precisa conhecer hoje

Danone tem novo vice-presidente de vendas e trade

Com inauguração, Rede Top alcança aporte de R$ 40 milhões em cidade catarinense
