Saiba como as redes estão trabalhando a seção de saudáveis
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/11/2023
Foto: Divulgação
Da Santa
A empresa segmenta sua seção de saudáveis em veganos, zero lactose, sem glúten, sem açúcar, in natura, entre outros. Para Julio Aoki, fundador da rede, é importante fazer filtros para que os consumidores identifiquem o produto de forma mais ágil e intuitiva.
Crescimento
Os produtos in natura têm um importante papel na varejista para atender o consumidor que busca por itens saudáveis
Exposição
“Não separamos por marcas, somente por categorias. À altura dos olhos, temos os produtos de maior valor agregado, que possuem uma entrega superior", explica Aoki. A estratégia utilizada para atrair o olhar para as gôndolas inferiores é dedicar o espaço para itens de maior procura e que já fazem parte do repertório dos consumidores, ou seja, marcas e produtos consolidados.
Revisão de sortimento
Ocorre semestralmente e leva como critério a baixa aceitação ou os comentários negativos feitos sobre a marca ou produto. A rede também faz uma triagem dos lançamentos futuros com base na opinião dos clientes.
Categoria com maior crescimento
Orgânicos e veganos
55% maior é o gasto médio do shopper de saudáveis em relação aos demais clientes
24% Aumento do tíquete médio entre os consumidores com preferência por produtos saudáveis
Fonte: Pesquisa feita no início de 2023 no Da Santa
Mercadinhos São Luiz
A varejista cearense possui uma seção específica chamada “Costume Saudável”. Entretanto, até por uma limitação de espaço para incluir todos os novos itens que chegam, a rede expõe alguns em suas seções de origem. Um exemplo é a granola na gôndola de matinais. “Tiramos da seção de saudáveis, pois cada dia aparece mais produto, e a prateleira não estica”, explica Severino Ramalho Neto, presidente da rede.
Exposição
A rede utiliza a técnica nomeada de gôndola produtiva, que nada mais é do que colocar os produtos de menor giro na frente do cliente, nas gôndolas superiores, enquanto os de maior giro ficam na base.
Revisão de sortimento
Há uma curadoria formada por nutricionistas que aconselham quais produtos não são tão saudáveis para realizar substituições. Além disso, a varejista faz um acompanhamento das vendas de cada item.
Categoria com maior crescimento
Proteicos
Ativações
Uma estratégia muito usada pelo Mercadinhos São Luiz é realizar eventos para promover seu espaço saudável. O último foi o Festival de Costume Saudável entre os dias 27 e 29 de outubro. Trata-se de uma feira de alimentos aberta ao público que oferece diversas palestras sobre nutrição e hábitos saudáveis, como academia, beach tennis e diversas outras atividades com apelo à saudabilidade.
Irmãos Lopes
Segundo Marcos Pozzi, diretor executivo comercial e de marketing da rede, os principais segmentos trabalhados na loja são os orgânicos, sem lactose, sem açúcar, zero caloria, entre outros. Eles estão distribuídos em diversas categorias de produtos. Como teste, a rede está alocando os itens da seção próximo ao hortifrúti. Caso os resultados sejam positivos, o modelo será aplicado em todas as lojas.
Exposição
Os produtos ficam separados por funcionalidade e benefício. “Por exemplo, colocamos as geleias em dois blocos, um com zero açúcar e outro com as orgânicas”, explica Pozzi. No caso das gôndolas inferiores, tipicamente com menor visualização, são colocados os itens naturalmente procurados pelo consumidor, como os de maior giro. A degustação também é uma estratégia para atrair o shopper.
Revisão de sortimento
É feita anualmente, sendo que a análise de novos produtos ocorre trimestralmente. Os critérios para retirar um produto da gôndola envolvem o cruzamento de dados externos e internos. “Além disso, caso o produto tenha uma proposta realmente nova, avaliamos um item similar, função e faixa de preço para tentar entender como ele se encaixa no sortimento das lojas”, diz o executivo.
Categoria com maior crescimento
Proteicos
Foto
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Freepik
Enxuto
A rede trabalha com itens light e diet, sem lactose e glúten, orgânicos e integrais. Também possui sua marca própria, que segue a tendência de crescimento e disponibiliza alimentos, como aveia e tapioca. Entre os produtos que impulsionaram as vendas se destacam os chips de mandioca e batata-doce e a farinha de trigo integral.
Exposição
A varejista utiliza o gerenciamento por categoria em produtos para ampliar a visibilidade dos itens para o consumidor. Além disso, o Enxuto conta com cerca de quatro corredores por loja para a seção de saudáveis e realiza dupla exposição. “Temos biscoitos no ponto natural, e em saudáveis, bem como doces e guloseimas, como chocolates zero e paçocas”, comenta Doane Moda, diretora de marketing e e-business da empresa. Nas gôndolas, os itens com maior penetração de mercado ficam à altura dos olhos, enquanto os produtos infantis são alocados nas prateleiras inferiores, utlizando material de merchandising mais agressivo.
Revisão de sortimento
O mix das lojas é definido com base em estudos de empresas como Scanntech e Nielsen, além de pesquisas mercadológicas para verificar a penetração e participação de mercado.
Categoria com maior crescimento
Snacks chips de mandioca e batata-doce
Ativações
Degustações e eventos com jantares e ações de sampling, entre outras, são iniciativas para atrair consumidores para esses produtos.
45% Crescimento de vendas em valor e de 55% em quantidade de itens: esses são números identificados na categoria no acumulado do ano
Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Novembro
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