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Varejo alimentarTrade marketing Trade Connection

Saiba como a indústria define a verba de trade

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/05/2024

Loja Genérica - IA - Adobe Stock

Foto: Adobe Stock


O investimento em trade marketing precisa ser saudável e benéfico tanto para a indústria quanto para o varejo. Por essa razão, pelo lado dos fornecedores, é importante conhecer os critérios utilizados por muitos de seus pares para entender o que faz sentido dentro da sua estratégia. Já para o varejo, ter a informação de como seus parceiros tomam decisões pode contribuir para buscar esses recursos de maneira mais produtiva.


Abaixo, estão algumas práticas adotadas por indústrias para definir sua verba de trade. 


  • O ponto de partida costuma ser o planejamento estratégico geral da companhia e suas metas
  • A partir disso, cada área desmembra esses objetivos dentro do seu plano específico 
  • Entre os pontos contemplados pelo trade, estão o entendimento sobre os canais mais importantes, categorias e projetos que serão foco durante o ano e quem são os clientes estratégicos
  • Um aspecto de grande relevância é que a indústria costuma priorizar no investimento Trade os varejistas que contribuíram para um maior retorno das ações até aquele momento.


É necessário reforçar que a verba, para beneficiar indústria e varejo, deve ser utilizada com foco em elevar o sell out.


Também deve-se evitar ações que favoreçam apenas um dos lados. Por exemplo: se o aniversário da rede, por algum motivo, não se alinha à estratégia da indústria, é preferível pensar em outras ações para aquele recurso, capazes de gerar resultados para ambos. 


Promover discussões que ajudem a encontrar objetivos comuns não apenas para o uso da verba, mas também para o trade alcançar melhores resultados, é um dos objetivos do Trade Connection, maior evento para esse público do Brasil. O encontro acontecerá no dia 04 de junho, na capital paulista (  veja mais acessando aqui  ).

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TAGS:Varejo alimentar,Trade marketing, Trade Connection
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