SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Itaú BBA Genial Investimentos Carrefour Assaí Grupo Mateus JP Morgan

Resultados do 4º trimestre de grandes redes devem ser marcados pela deflação, alavancagem e cenário competitivo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/02/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

No início desta semana o Carrefour divulgou os resultados referentes ao 4º trimestre de 2023. Enquanto isso, hoje o Assaí tornará público os seus resultados e na próxima quarta (06/03) será a vez do Grupo Mateus.

[noticiasRelacionadas]

Segundo especialistas, a deflação irá impactar negativamente nos resultados, pois quando a variação de preço é baixa, pessoas tendem a montar menos estoques, algo que impacta o faturamento desses varejistas. Outro fator é que o cenário de deflação causa uma perda no valor do estoque das empresas, o que faz com que produtos sejam vendidos por preços inferiores aos que foram pagos.

Para Thiago Macruz do Itaú BBA , apesar da retomada da inflação mensal desde outubro de 2023, as vendas business to business ainda não estão no ritmo que estavam antes, pois o cenário de deflação que marcou o último ano impactou negativamente a produtividade dos varejistas alimentares. 

Nelis Tahara, da Genial Investimentos , menciona também a alavancagem como um fator de impacto nas companhias. O Carrefour, por exemplo, adquiriu lojas do Grupo Big, enquanto o Assaí adquiriu unidades do Extra. Além disso, alguns diferenciais competitivos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste podem ter influência. 

Sendo assim, dentre os players, o Grupo Mateus apresentará os melhores resultados com um lucro líquido superior, segundo so especialistas.

Expectativas para 2024

Neste ano, os analistas esperam que as três redes tenham resultados mais positivos. Para se ter uma ideia, o Itaú BBA afirma que 2024 será o ano das varejistas de alimentos. Isso se deve a alguns fatores como a desaceleração de aberturas de lojas de cash & carry, que deve resultar em um cenário competitivo menos agressivo, em conjunto com o provável rebote da inflação.

A empresa também acredita que assim como no 4º trimestre de 2023, o Grupo Mateus irá se destacar devido ao cenário competitivo mais ameno no Norte e Nordeste, em relação a outras regiões. Outra tendência esperada pelo BBA é a expansão em cidades menores (com população inferior a 100 mil habitantes).

Em contrapartida, o JP Morgan , pontuou em relatório divulgado recentemente que o primeiro semestre do ano será marcado por uma pressão advinda da baixa inflação.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Itaú BBA, Genial Investimentos, Carrefour, Assaí, Grupo Mateus, JP Morgan
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados