20/02/2025
Restrição a descartáveis de plástico pode mudar sortimento de atacarejos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/02/2021
Foto: iStock
Desde o mês passado, entrou em vigor na cidade de São Paulo uma lei que proíbe a utilização de copos, pratos, talheres ou quaisquer outros utensílios feitos de plástico descartável em estabelecimentos comerciais como bares, padarias, hotéis, restaurantes e buffets. Quem descumprir pode ficar sujeito a multas entre R$ 1 mil a R$ 8 mil, com risco até de fechamento caso o estabelecimento seja reincidente pela sexta vez.
[noticiasRelacionadas]
De acordo com a lei municipal nº 17.261, os objetos usados nas refeições devem ser feitos de materiais biodegradáveis, compostáveis ou reutilizáveis. Com foco na questão ambiental, a mudança definida na maior cidade do país pode influenciar decisões parecidas em outras capitais e demais municípios brasileiros.
O novo cenário abre espaço para empresas como a norte-americana Earth Renewable Technologies (ERT), produtora de bio-compostos que desembarcou no Brasil em 2020 com a missão de produzir plástico biodegradável e compostável, solução considerada viável para marcas e estabelecimentos interessados em substituir suas embalagens plásticas tradicionais.
Kim Gurtensten Fabri, Chief Executive Officer (CEO) da Earth Renewable Technologies (ERT), explica a nova lei impacta, indiretamente a venda de descartáveis em lojas do varejo alimentar que atendem o comércio. No setor supermercadista, o reflexo deve ser sentido, especialmente, nos atacarejos, acostumados a atender pequenos comerciantes e transformadores. "Com o aumento dos deliveries, o uso de materiais descartáveis também aumentou durante a pandemia, algo que realmente contribuiu para o crescimento da geração de lixo no período. Com a probabilidade iminente do delivery tomar conta de um share dos restaurantes, vemos cada vez mais a necessidade de entregarmos soluções biodegradáveis para o mercado de São Paulo, e consequentemente, do Brasil", destaca o executivo.
De olho no potencial do mercado brasileiro, a ERT fechou parceria de distribuição exclusiva com a empresa paulista Activas , uma das líderes em distribuição de resina no país.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

63% das pessoas já realizam suas compras de alimentos nos canais digitais

Frade patrocina iniciativa para diminuir o impacto negativo no meio ambiente

Assaí é reconhecido como uma das empresas mais comprometidas com a sustentabilidade
