SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamento

09/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Coop Formatos Supermercado

Rede paulista cresce sem loja de proximidade ou atacarejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/06/2019

Com atuação em 10 cidades do Grande ABC e interior paulista, a Coop inaugurou no final do mês passado sua 32a loja e já tem quatro novos pontos em fase adiantada de estudos para que, em breve, a aprovação desses investimentos seja submetida ao Conselho da cooperativa de consumo. Caso confirmadas, as futuras inaugurações serão em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Sorocaba.

[noticiasRelacionadas]

Todas essas unidades são do formato supermercado. "Não estamos avaliando abrir atacarejo nem lojas de proximidade", afirma Marcio Valle (foto abaixo), presidente executivo da Coop. Ele explica que a cooperativa acredita ser importante fazer renúncias para ter foco nos aspectos em que há maiores oportunidades de atender bem seu público, e isso inclui a escolha pelo formato e o bom aproveitamento da área de vendas.

"Não fazemos mais lojas com 4 mil m2", destaca Marcio Valle, lembrando que área de vendas em torno de 2 mil m2 é o padrão atual das inaugurações. Algumas lojas com excelente desempenho têm até menos do que isso, em torno de 1.100 m2. No ano passado, a maior unidade da rede, um supermercado com salão de vendas de 4,6 mil mno município de Ribeirão Pires, foi alvo de uma grande reforma e passou a incluir um mall com lotérica, praça de alimentação, entre outros serviços para o público. 

Se no passado a cooperativa vendia praticamente de tudo, incluindo ternos e camisas sociais famosas, atualmente o sortimento contempla entre 10 e 20 mil itens. Alguns artigos de vestuário e eletro apaecem apenas nos pontos de venda com mais espaço. "Cada vez mais as operações vão se especializando. Grande parte do volume de compra de commodities como arroz e óleo migraram para o atacarejo e isso nos permitiu reduzir esses setores", explica Marcio Valle. "Nossa fortaleza está nos perecíveis e na oferta de um sortimento mais amplo", afirma. Para o presidente executivo da Coop, o formato supermercado segue com papel importante no atendimento a boa parcela de consumidores em vários momentos do dia, da semana e do mês.

Em 2018, a Coop faturou R$ 2,3 bilhões. A expectativa deste ano é aumentar as vendas em 10% e os resultados dos quatro primeiros meses se mostraram alinhados à meta de crescimento.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:Coop, Formatos, Supermercado
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

VinhoSazonalidade

Inverno 2025: confira as ações da Coop, Oxxo, Assaí, Dom Atacadista e Pague Menos

Aurora Coop - FachadaExpansão do portfólio

Aquisição da Gran Mestri marca avanço da Aurora Coop no setor de lácteos premium

Coop reabre três lojas reformadas com foco em ambientação e reorganização de layoutExpansão

Coop reabre três lojas após reorganização no layout e implementações na ambientação

São Luiz inaugura loja com nova identidade visual no CearáExpansão

São Luiz inaugura loja com nova identidade visual no Ceará

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados