SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Embalagens menores ajudam a impulsionar as vendas de sucos 100%, o segmento mais rentável

16/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Central de compras Rede Integra

Rede Integra, do Rio de Janeiro, cresce acima da inflação em 2018

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/12/2018

Nova marca: desde junho deste ano, as lojas das redes que participam da central passaram a usar na fachada a marca Unno, junto com o seu nome original. A ideia é ter uma imagem unificada

Lançada em novembro do ano passado, a central de compras Integra , do Rio de Janeiro, comemora seu primeiro ano de vida com resultados positivos. É formada por sete redes – Bramil, Campeão, Costazul, Inter Supermercados, Princesa, SuperPrix e Supermercados Real de Itaipu –, com cerca de 113 lojas, que, neste ano, fecharão com aumento de vendas acima da inflação (que ficará em torno de 4,5%), o que representa recuperação em relação nas vendas das varejistas que formam a Integra em 2018 ao ano passado, quando houve retração.

“Além de o cenário não estar fácil, o mercado do Rio de Janeiro apresenta um nível de competição muito alto. Só para se ter uma ideia, neste segundo semestre, diversas redes fizeram promoção de aniversário, o que elevou ainda mais a competitividade”, explica Ronaldo Teixeira, conselheiro da central e gestor-geral do Princesa. Ele lembra que as varejistas decidiram se juntar para se aproximar ainda mais da indústria e negociar maiores volumes de compra e maior assistência, como presença de promotores nas lojas. Em conjunto, elas compram cerca de 1.200 itens anunciados em encarte e também na mídia.

[noticiasRelacionadas]

Uma das mudanças devido à atuação conjunta aconteceu em junho deste ano, quando foi criada a marca Unno, que passou a integrar a fachada das lojas de todas as redes participantes. “A ideia é manter junto o nome original das empresas em torno de um a dois anos, até consolidar a nova bandeira”, diz Teixeira. Para isso, também foi escolhida como garota-propaganda da Unno a apresentadora Ana Maria Braga. Ao ter todas as empresas sob a mesma marca, é possível otimizar gastos com publicidade e marketing e também reduzir despesas com insumos, como embalagens.

Hoje, a central conta com um escritório na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, e é presidida por Genival Beserra, que atuou em diversas varejistas do Estado. A estrutura conta com dois conselhos: um formado pelos proprietários de cada uma das redes participantes e outro operacional, com a participação de profissionais de nível gerencial das empresas. Há nove comitês para análise de oportunidades, como os de assuntos financeiros e comercial (que agrupa diferentes segmentos de produtos).

Integra em números 

  • 6%

expectativa de alta média nas vendas das varejistas que formam a Integra em 2018

  • -4% a -5%

queda média das empresas no ano passado

  • 1 milhão de reais por associado

Economia gerada ao negociar em conjunto com as empresas de adquirência, responsáveis pela transmissão de dados entre PDV e o cartão de débito ou crédito

 

Boa negociação

Uma das primeiras grandes negociações realizadas em conjunto envolveu o açougue. Foram adquiridas 45 carretas de carne para os associados a um preço bastante competitivo

Planos para 2019

No ano que vem, a Integra abrirá a possibilidade de novos associados entrarem na rede. “Estaremos com a nossa atuação consolidada, e ter mais participantes nos dará capacidade de negociar volumes ainda maiores com os fornecedores”, afirma Ronaldo Teixeira, conselheiro da central. Outra novidade é que a Integra iniciará a compra em conjunto de itens importados, aproveitando o know-how que alguns associados têm. “Vamos focar marcas exclusivas”, conclui.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn   ,    Instagram    e    Facebook    !

COMPARTILHAR
TAGS:Central de compras, Rede Integra
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Cooper atacarejoInauguração

Cooper avança com expansão de atacarejo

Pessoa na geladeira de iogurtesMudanças no consumo

Conheça uma nova missão de compras: o abastecimento fragmentado, fruto do excedente de lojas e formatos e da multicanalidade

Rede SupermarketExpansão

Supermarket abre 144ª unidade no Rio de Janeiro

CD UniforçaInauguração

Uniforça investe R$ 77 milhões em novo CD

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados