SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Rede implementa ações para tornar a gestão financeira estratégica. Entenda

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/09/2022

Foto: Divulgação

Buscando várias formas de rentabilizar o financeiro e não ser somente ser um departamento operacional de fluxo de caixa, a rede Tonin vem implementando uma série de ações há dois anos em suas 18 unidades e nas duas novas que serão abertas ainda este ano. As lojas que serão inauguradas nas cidades paulistas Bebedouro e São Joaquim da Barra já nascem com todas as inovações, padronizadas para toda rede. 

[noticiasRelacionadas]

Agilidade no atendimento 

Logo quando surgiu a modalidade de transações financeiras que revolucionou o mercado, o PIX, a empresa foi uma das primeiras a incluir essa opção de pagamento. Para tal, como ainda era novidade no mercado e nenhuma rede varejista tinha a tecnologia, precisaram desenvolver uma solução personalizada, que depois até serviu de modelo para outras empresas. O programa foi criado juntamente com a Software Express , por meio da Totvs Consinco. 

Desde então, a cada mês novos clientes passam a utilizar essa forma de pagamento, que cresce cerca de 20% ao mês em número de usuários. Além de reduzir custos com o transporte de valores e facilitar na hora do troco, a medida acelera o atendimento nos caixas e traz comodidade ao cliente, que pode levar apenas o celular para fazer suas compras e deixar a carteira em casa. 

"O cliente pode levar o tempo que for na loja, mas quer pagar logo. Então pensamos o que mais podemos oferecer para o cliente é ele encerrar essa experiência de compra pagando rápido e sem atrito. E cliente vê uma inovação e já quer usar", complementa Daiane Belluzzo, gerente financeira do Tonin. 

Troco facilitado

Já desde 2017, a rede Tonin também possui o troco solidário, uma medida bastante estratégica porque resolve parte do dilema do troco, facilita para o cliente e ainda apoia o pilar social da companhia que é bastante forte. 

Com o projeto Troco Solidário, os clientes podem doar o troco das suas compras pagas em dinheiro no ato do pagamento no caixa. Os valores arrecadados, que em 2022  são convertidos em doações para entidades filantrópicas de toda a região em que o Tonin atua.

A novidade agora é a evolução para saque e troco PIX, com valores de R$ 10 a R$ 300 em dinheiro, em qualquer horário de funcionamento das lojas. Para garantir ainda mais segurança, o sistema fornecerá um QR Code dinâmico, ou seja, de uso exclusivo a cada transação. 

Geração de receita financeira 

Outra medida foi a venda de chip de celular, implementada há um mês, com o objetivo de estimular a venda de recarga de celular, uma alternativa interessante por não ocupar espaço de estoque. A rede tem investido cada vez mais na oferta de serviços diferenciados e acessíveis aos clientes para que eles tenham uma diversificada experiência de compras, com um mix variado de produtos e serviços, em um único lugar. 

O fato de as filiais do Tonin abrirem diariamente e terem um horário de atendimento mais estendido do que as lojas de celulares traz conveniência ao consumidor, que tem mais essa opção flexível de compra, já que nem todo mundo pode ir a uma loja no horário comercial comprar o chip, por exemplo. A venda de chip de celular também é estratégica para o Tonin porque de atender a uma demanda de mercado, que é grande, também fomenta a venda de recargas de celular.

A implantação do recebimento da carteira digital para facilitar o atendimento também foi um projeto implantado pelo financeiro, e cresceu 40% nos últimos seis meses. "Quando falamos em crescimento no varejo pensamos muito em volume, número de lojas, funcionários, mas existe algo muito importante que é a receita financeira. A empresa está se digitalizando e o financeiro tem que acompanhar", finaliza. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                                                                                                                                                                                          LinkedIn                                                                                                          ,                                                                                                                                                                                                                                                                          Instagram                                                                                                        e                                                                                                                                                                                                                                                                           Facebook

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

e-commerceE-commerce

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Adobe StockPesquisa

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados