SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Precificação Estratégia Gestão Preço Emporium São Paulo

Rede Emporium elevou lucro com estratégia de precificação

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/11/2021

 

Foto: Divulgação

A rede paulista Emporium, com cinco lojas premium, multiplicou a rentabilidade com um sistema de estratégia de precificação e gestão de categoria desenvolvido pela Unitrier, empresa especializada em soluções para o varejo. As vendas cresceram 5,48% em 2021, em cima da base elevada de 2020. E o lucro líquido avançou importante 1,62%. Só não foi maior porque a mercearia salgada, puxada pelos alimentos básicos, teve um resultado negativo de 0,60%. As demais categorias ganharam impulso, registrando avanço de 1,70% a 4,20%

Foi em abril de 2020 que a Unitrier iniciou com o Emporium um trabalho totalmente voltado a Pricing Strategy e Gestão de Categorias. As estratégias foram definidas diretamente com os sócios da rede e a execução, decidida em conjunto com os responsáveis pela gestão de precificação e o departamento comercial da empresa. Semanalmente são realizadas análises do comportamento dos produtos, das marcas e categorias por meio de relatórios de curva ABCD de vendas e de rentabilidade.

As informações são geradas por meio do ERP do Emporium e processadas seguindo as estratégias adotadas pela ferramenta de inteligência de dados da própria Unitrier. A partir das análises, vem trabalho para melhorar o posicionamento dos produtos dentro das categorias e das marcas e revisar margem de contribuição por produto. Como o sistema contempla a gestão de categoria, é possível também avaliar a introdução ou exclusão de itens no sortimento e o desempenho de promoções. Outros pontos de análise são o custo de negociação com os fornecedores e a competitividade com os concorrentes.

“Vivemos um cenário dinâmico no varejo alimentar. De um lado, perdas, ruptura, desafios comerciais e de precificação. E, de outro, a transformação digital que processa toda essa complexidade em decisões assertivas e ágeis”. Lauro Júnior Bueno, CEO da Unitrier.

Nova solução
Há 12 anos no mercado, a Unitrier fez uma fusão recente com a Nexxera. Desde então, criou uma plataforma, a Shelf Pricing, já implantada em alguns varejistas. Em outubro ocorreu o lançamento oficial da plataforma. O sistema traz o uso de inteligência artificial e dados, e novos módulos que terão lançamento em breve. O primeiro deles trata de pricing, o segundo de supply, o terceiro de prevenção de perdas, o quarto de indicadores e metas, e o quinto traz a solução completa. A plataforma equaliza a ruptura para evitar excesso ou escassez de compra, traz gestão de vendas e competitividade. Entre as metas, contempla a de vendas com margem regular e margem promocional, a de giro e estoque, entre outras. O investimento corresponde a set up inicial + plano anual, e a ferramenta atende de pequenos supermercados (com estrutura enxuta de pessoas) até grandes companhias. A empresa vai lançar a versão mobile desse e outros sistemas até meados de 2022, após passar por validação e teste.

“A aplicação do Shelf, aliada a uma gestão de processos eficiente, pode resultar num aumento do lucro líquido de 1,50% e de até 80% na produtividade da gestão de categorias, precificação e ações de vendas” explica o CEO da empresa, Lauro Bueno

Leia também:

É hora de rever a precificação

Varejista não pode ficar refém da estratégia de preços do concorrente

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                   LinkedIn                                                                                                  ,                                                                                                  Instagram                                                                                                  e                                                                                                  Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Precificação, Estratégia, Gestão, Preço, Emporium São Paulo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados