Rede dobra faturamento com reestruturação das áreas de perecíveis

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Tatiane Pamboukian -

Investimentos envolveram o desenvolvimento de uma central de produção própria e ampliação do CD. Entenda essas e outras ações

Fotos: SA+ Ecossistema de Varejo

A SA+ Ecossistema de Varejo foi conhecer uma das lojas da Spasso Sabores e entender o plano da rede Zeferino, detentora também da bandeira Cubatão, para se consolidar como uma referência no segmento premium no interior de São Paulo e transformar a unidade de Itapira em um dos principais destinos de compra da região. A loja tornou-se destino de compras em áreas de reposição constante e oferece serviços de consumo diário. “Tem clientes que vêm aqui praticamente todos os dias”, conta José Angelo Gambaroni, sócio-diretor da GS Retail , empresa que presta consultoria para a rede e auxilia em suas tomadas de decisão. 

Lá o shopper, além de encontrar produtos frescos no hortifruti, na floricultura, padaria e no açougue, pode fazer suas refeições ou levar para casa caldos, sushis, lanches, entre outros itens. O espaço também é ponto de encontro em momentos de descontração em função de sua Adega Bar, onde o cliente pode consumir as bebidas da adega, que inclui de itens acessíveis a garrafas de até R$ 7 mil, acompanhadas de pratos salgados e doces e de uma vista panorâmica da cidade. 

Padaria com produção própria

Para garantir a qualidade dos produtos ofertados, a rede decidiu investir na sua própria central de produção para ter controle de todos os processos. A iniciativa fez com que a seção que quase não dava lucro ganhasse, além de margem, status dentro da loja e hoje é destino e impulsiona o consumo de outras seções. A estratégia incluiu a revisão do sortimento e inclusão de itens como queijos variados e patês de fabricação própria para incentivar o cliente a incrementar sua cesta.

Redução da ruptura

A empresa também investiu mais de 20 milhões na ampliação de seu Centro de Distribuição, que hoje possui cerca de 15 mil metros quadrados e abastece as 14 lojas do grupo. Mais de 70% do sortimento passa pelo CD, não somente mercearia, mas inclusive FLV. A centralização reduziu a ruptura e garantiu ainda mais qualidade ao hortifruti. “Lá é feito um controle de qualidade das frutas, verduras e legumes recebidos, além do padrão que existe na compra”, diz Gambaroni, que adianta: “Queremos ampliar a produção e incluir marmitas executivas".

A forma como os alimentos são armazenados e expostos na loja também são importantes. No açougue, por exemplo, as carnes porcionadas possuem um shelf-life três vezes maior. "Essa embalagem especial é fechada com uma tecnologia que retira o oxigênio e coloca nitrogênio, garantindo maior durabilidade e frescor", explica Gilberto Revelim, diretor da rede Zeferino.

 

Acompanhamento semanal

Todas essas ações, juntamente com seu acompanhamento e mensuração de resultados, culminaram em um aumento das vendas de mais de 100%. Fabrício Barboza gerente de marketing e inteligência comercial, conta que a rede também tem um trabalho forte em parceria com as indústrias e uma troca de dados com elas e uma consultoria do mercado para melhorar cada vez mais os resultados. O CRM também é robusto, com base em 80% das vendas identificadas.

Floricultura estratégica

A meta é também mais que dobrar o faturamento da floricultura, que ainda é força motriz na venda de presenteáveis, que trazem um bom valor agregado. A rede quer ser destino também para compra de presentes, além da recorrência para os amantes das flores, que vêm diretamente de Holambra e possuem qualidade bastante selecionada. Datas comemorativas aumentam as vendas de 30% a 70%, segundo Gilberto Revelim, e com itens de margens melhores, como vinhos e chocolates. Para impulsionar ainda mais o consumo, as lojas já sugerem cestas montadas com tais itens.

A seção localizada logo na entrada da loja juntamente com o hortifruti, além de trazer vida e cores ao ambiente, torna a passagem por ela obrigatória, estimulando também as compras por impulso

 

A Spasso Sabores concentra ainda uma grande variedadede chocolates importados, estrategicamente posicionados ao lado do checkout

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