ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Rede dobra faturamento com reestruturação das áreas de perecíveis
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/09/2023
Fotos: SA+ Ecossistema de Varejo
A SA+ Ecossistema de Varejo foi conhecer uma das lojas da Spasso Sabores e entender o plano da rede Zeferino, detentora também da bandeira Cubatão, para se consolidar como uma referência no segmento premium no interior de São Paulo e transformar a unidade de Itapira em um dos principais destinos de compra da região. A loja tornou-se destino de compras em áreas de reposição constante e oferece serviços de consumo diário. “Tem clientes que vêm aqui praticamente todos os dias”, conta José Angelo Gambaroni, sócio-diretor da GS Retail , empresa que presta consultoria para a rede e auxilia em suas tomadas de decisão.
Lá o shopper, além de encontrar produtos frescos no hortifruti, na floricultura, padaria e no açougue, pode fazer suas refeições ou levar para casa caldos, sushis, lanches, entre outros itens. O espaço também é ponto de encontro em momentos de descontração em função de sua Adega Bar, onde o cliente pode consumir as bebidas da adega, que inclui de itens acessíveis a garrafas de até R$ 7 mil, acompanhadas de pratos salgados e doces e de uma vista panorâmica da cidade.
Padaria com produção própria
Para garantir a qualidade dos produtos ofertados, a rede decidiu investir na sua própria central de produção para ter controle de todos os processos. A iniciativa fez com que a seção que quase não dava lucro ganhasse, além de margem, status dentro da loja e hoje é destino e impulsiona o consumo de outras seções. A estratégia incluiu a revisão do sortimento e inclusão de itens como queijos variados e patês de fabricação própria para incentivar o cliente a incrementar sua cesta.
Redução da ruptura
A empresa também investiu mais de 20 milhões na ampliação de seu Centro de Distribuição, que hoje possui cerca de 15 mil metros quadrados e abastece as 14 lojas do grupo. Mais de 70% do sortimento passa pelo CD, não somente mercearia, mas inclusive FLV. A centralização reduziu a ruptura e garantiu ainda mais qualidade ao hortifruti. “Lá é feito um controle de qualidade das frutas, verduras e legumes recebidos, além do padrão que existe na compra”, diz Gambaroni, que adianta: “Queremos ampliar a produção e incluir marmitas executivas".
A forma como os alimentos são armazenados e expostos na loja também são importantes. No açougue, por exemplo, as carnes porcionadas possuem um shelf-life três vezes maior. "Essa embalagem especial é fechada com uma tecnologia que retira o oxigênio e coloca nitrogênio, garantindo maior durabilidade e frescor", explica Gilberto Revelim, diretor da rede Zeferino.
Acompanhamento semanal
Todas essas ações, juntamente com seu acompanhamento e mensuração de resultados, culminaram em um aumento das vendas de mais de 100%. Fabrício Barboza gerente de marketing e inteligência comercial, conta que a rede também tem um trabalho forte em parceria com as indústrias e uma troca de dados com elas e uma consultoria do mercado para melhorar cada vez mais os resultados. O CRM também é robusto, com base em 80% das vendas identificadas.
Floricultura estratégica
A meta é também mais que dobrar o faturamento da floricultura, que ainda é força motriz na venda de presenteáveis, que trazem um bom valor agregado. A rede quer ser destino também para compra de presentes, além da recorrência para os amantes das flores, que vêm diretamente de Holambra e possuem qualidade bastante selecionada. Datas comemorativas aumentam as vendas de 30% a 70%, segundo Gilberto Revelim, e com itens de margens melhores, como vinhos e chocolates. Para impulsionar ainda mais o consumo, as lojas já sugerem cestas montadas com tais itens.
A seção localizada logo na entrada da loja juntamente com o hortifruti, além de trazer vida e cores ao ambiente, torna a passagem por ela obrigatória, estimulando também as compras por impulso
A Spasso Sabores concentra ainda uma grande variedadede chocolates importados, estrategicamente posicionados ao lado do checkout
Notícias relacionadas

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março
