Rede cresce 2 dígitos usando a Scanntech para se aproximar das indústrias

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Varejista cresce mesmo com aumento de concorrência no entorno, ao conseguir mais parceria com as indústrias através da troca de informações

 

A rede Tropical Supermercados, de Rondonópolis (MT), conquistou forte visibilidade entre as principais indústrias de bens de consumo do país. Aconteceu a partir do momento em que essa empresa familiar, com 11 lojas, resolveu compartilhar suas informações com a Scanntech.

De imediato, os fornecedores perceberam a importância do Tropical Supermercados no sul do estado do Mato Grosso e começaram a aparecer para fazer negócios em conjunto com a varejista. "Após abrirmos as informações, 32 indústrias – boa parte delas líderes em suas categorias – fecharam parcerias e acordos comerciais com a gente", destaca Fernando Sperança Junior, Diretor Operacional. Nesse momento, 30 delas apresentam melhora de performance na rede mato-grossense.  

Com tantos acordos sendo firmados, foi preciso até reestruturar os processos de  gerenciamento de contratos. Os investimento dos fornecedores, atualmente, são relevantes para o resultado do Tropical, representando quase 30% do resultado do negócio. "Todas as indústrias têm verbas para disponibilizar, e elas investem no varejo que é parceiro, quando há oportunidades de crescer em volume e share. As verbas são uma consequência das negociações", exemplifica Fernando Sperança Junior.  

 
 
Parceria com a NIVEA

A NIVEA foi uma das primeiras indústrias a reconhecer a força do Tropical Supermercados. A aproximação foi muito bem recebida pela rede em um momento em que cresciam suas vendas totais de perfumaria, mas não as da NIVEA, o que era um problema, afinal se trata de um player líder de mercado ou ao menos top 3 em todas as categorias nas quais atua.

Eubulo Prado, Executivo de Vendas da NIVEA no estado do Mato Grosso, analisou a performance e começou a traçar uma estratégia para crescer junto com o Tropical, que é atendido pelo canal indireto. O plano de ação envolveu revisão de mix para agregar valor ao sell-out; aprimoramento da execução nas lojas; calendário de ativações, presença nos encartes, entre diversos outros aspectos. 

"Mexemos nos produtos de curva A, mas também nos produtos de menor giro e maior margem, fazendo a empresa crescer como um todo", explica Eubulo Prado, da NIVEA. "Não precisamos de mais cupons, precisamos de mais ticket médio. O cliente já entra no Tropical, temos que fazer ele comprar aqui o que compra na farmácia", completa Fernando Sperança Junior, Diretor da rede varejista.  
Os resultados mostram que o objetivo vem sendo atingido. A performance da NIVEA no Tropical Supermercados saiu de uma queda de -15% no bimestre janeiro/fevereiro para crescimento de 52% em marco/abril, com recorde histórico no volume de vendas apenas 1 mês após a implementação do plano. Hoje é a NIVEA quem puxa o crescimento no Tropical, fazendo com que a rede avance acima do mercado. 

Mesmo com forte concorrência em sua região de atuação, o que inclui a chegada de quatro lojas de atacarejo e uma de hipermercado, o Tropical Supermercados cresce dois dígitos porque compartilha dados com a indústria, por meio da Scanntech e, com isso, obtém parcerias de sucesso com os fornecedores mais relevantes. 

 
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