SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líder do app de delivery mais usado no Brasil, iFood se junta a especialistas para debate sobre retail media no Trade Connection

17/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Scanntech Nivea Tropical Supermercados Inteligência de Dados JBP

Rede cresce 2 dígitos usando a Scanntech para se aproximar das indústrias

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por Scanntech

EM 12/06/2023

 

A rede Tropical Supermercados, de Rondonópolis (MT), conquistou forte visibilidade entre as principais indústrias de bens de consumo do país. Aconteceu a partir do momento em que essa empresa familiar, com 11 lojas, resolveu compartilhar suas informações com a Scanntech.

De imediato, os fornecedores perceberam a importância do Tropical Supermercados no sul do estado do Mato Grosso e começaram a aparecer para fazer negócios em conjunto com a varejista. "Após abrirmos as informações, 32 indústrias – boa parte delas líderes em suas categorias – fecharam parcerias e acordos comerciais com a gente", destaca Fernando Sperança Junior, Diretor Operacional. Nesse momento, 30 delas apresentam melhora de performance na rede mato-grossense.  

Com tantos acordos sendo firmados, foi preciso até reestruturar os processos de  gerenciamento de contratos. Os investimento dos fornecedores, atualmente, são relevantes para o resultado do Tropical, representando quase 30% do resultado do negócio. "Todas as indústrias têm verbas para disponibilizar, e elas investem no varejo que é parceiro, quando há oportunidades de crescer em volume e share. As verbas são uma consequência das negociações", exemplifica Fernando Sperança Junior.  

 
 
Parceria com a NIVEA

A NIVEA foi uma das primeiras indústrias a reconhecer a força do Tropical Supermercados. A aproximação foi muito bem recebida pela rede em um momento em que cresciam suas vendas totais de perfumaria, mas não as da NIVEA, o que era um problema, afinal se trata de um player líder de mercado ou ao menos top 3 em todas as categorias nas quais atua.

Eubulo Prado, Executivo de Vendas da NIVEA no estado do Mato Grosso, analisou a performance e começou a traçar uma estratégia para crescer junto com o Tropical, que é atendido pelo canal indireto. O plano de ação envolveu revisão de mix para agregar valor ao sell-out; aprimoramento da execução nas lojas; calendário de ativações, presença nos encartes, entre diversos outros aspectos. 

"Mexemos nos produtos de curva A, mas também nos produtos de menor giro e maior margem, fazendo a empresa crescer como um todo", explica Eubulo Prado, da NIVEA. "Não precisamos de mais cupons, precisamos de mais ticket médio. O cliente já entra no Tropical, temos que fazer ele comprar aqui o que compra na farmácia", completa Fernando Sperança Junior, Diretor da rede varejista.  
Os resultados mostram que o objetivo vem sendo atingido. A performance da NIVEA no Tropical Supermercados saiu de uma queda de -15% no bimestre janeiro/fevereiro para crescimento de 52% em marco/abril, com recorde histórico no volume de vendas apenas 1 mês após a implementação do plano. Hoje é a NIVEA quem puxa o crescimento no Tropical, fazendo com que a rede avance acima do mercado. 

Mesmo com forte concorrência em sua região de atuação, o que inclui a chegada de quatro lojas de atacarejo e uma de hipermercado, o Tropical Supermercados cresce dois dígitos porque compartilha dados com a indústria, por meio da Scanntech e, com isso, obtém parcerias de sucesso com os fornecedores mais relevantes. 

 
Entre em contato com a Scanntech: 

Site:   www.scanntech.com.br 

Tel.:  (11) 3027-1700

 
COMPARTILHAR
TAGS:Scanntech, Nivea, Tropical Supermercados, Inteligência de Dados, JBP
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Imagem do editorCrescimento

Bistek acelera expansão no RS e planeja nova unidade em Tramandaí

Adobe Stock - laticínios - corredoresConsumo

Quase 95% dos brasileiros sempre realizam compras mensais no mesmo lugar

AdobeStock_357303933Supermercados

57% da população usa supermercados de bairro para compras emergenciais

Faturamento dos supermercados cresce 12,6% no 1º semestreCompras

Faturamento dos supermercados cresce 12,6% no 1º semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados