ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Rede brasileira faz sucesso com formato premium e também com lojas de desconto
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/12/2021
Ter um posicionamento claro é essencial para enfrentar a concorrência no varejo alimentar, sobretudo num momento em que ela se multiplica e vem de todos os cantos. Afinal, quanto mais canais integram uma empresa varejista, mais competidores é preciso enfrentar. Por isso, definir uma proposta de valor é essencial para construir uma experiência de compra mais assertiva, o que se torna ainda mais complexo quando o objetivo é atrair todos os perfis de público.
[noticiasRelacionadas]
Ciente disso, o Mercadinhos São Luiz (CE) atua em dois segmentos bastante claros, o que ajuda a desenvolver estratégias mais específicas para cada um. São eles:
Supermercados premium
Com uma marca já consolidada no Estado do Ceará, a proposta do Mercadinhos São Luiz é ter um atendimento diferenciado e ser reconhecido pela variedade e qualidade dos produtos. O sortimento permeia itens de alto valor agregado, nacionais e importados. O mix se diferencia inclusive com mercadorias de fornecedores locais, como coxinhas recheadas, bolinho de feijoada e croquete de carne de sol – todos congelados e com boa aceitação nas lojas. A amplitude do sortimento é observada também na área de hortifrútis, localizada na entrada da loja. O setor se destaca inclusive pela utilização de equipamentos, como expositores refrigerados e fechados para acomodação de folhagens e outras verduras, cujo design confere imagem de modernidade às filiais.
Lojas de hard discount
Já a bandeira Mercadão atua na ponta oposta e se posiciona como supermercado de desconto, voltado a preço baixo. Para manter a competitividade, as lojas operam com custos menores do que os de uma loja tradicional. Utilizam, por exemplo, exposição em pallets acomodando grande quantidade de mercadorias de alto giro. Enquanto os atacarejos trabalham com preços distintos para compras unitárias e de volume, no Mercadão as mercadorias contam com um único valor, não condicionado à quantidade adquirida. Engana-se quem imagina que, diante dessa proposta de valor, o Mercadão ofereça apenas marcas de preço baixo: o sortimento inclui marcas líderes e conhecidas do público, assim como categorias e segmentos de maior valor.
Fotos: Arquivo SA Varejo
Matéria original na revista de dezembro/2021
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook
Notícias relacionadas

Varejistas regionais avançam com obras de novas unidades

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro
