SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mercadinho São Luiz Posicionamento Estratégia Hard Discount Premiunização

Rede brasileira faz sucesso com formato premium e também com lojas de desconto

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/12/2021

Ter um posicionamento claro é essencial para enfrentar a concorrência no varejo alimentar, sobretudo num momento em que ela se multiplica e vem de todos os cantos. Afinal, quanto mais canais integram uma empresa varejista, mais competidores é preciso enfrentar. Por isso, definir uma proposta de valor é essencial para construir uma experiência de compra mais assertiva, o que se torna ainda mais complexo quando o objetivo é atrair todos os perfis de público.

[noticiasRelacionadas]

Ciente disso, o Mercadinhos São Luiz (CE) atua em dois segmentos bastante claros, o que ajuda a desenvolver estratégias mais específicas para cada um. São eles:

Supermercados premium

Com uma marca já consolidada no Estado do Ceará, a proposta do Mercadinhos São Luiz é ter um atendimento diferenciado e ser reconhecido pela variedade e qualidade dos produtos. O sortimento permeia itens de alto valor agregado, nacionais e importados. O mix se diferencia inclusive com mercadorias de fornecedores locais, como coxinhas recheadas, bolinho de feijoada e croquete de carne de sol – todos congelados e com boa aceitação nas lojas. A amplitude do sortimento é observada também na área de hortifrútis, localizada na entrada da loja. O setor se destaca inclusive pela utilização de equipamentos, como expositores refrigerados e fechados para acomodação de folhagens e outras verduras, cujo design confere imagem de modernidade às filiais.

Lojas de hard discount

Já a bandeira Mercadão atua na ponta oposta e se posiciona como supermercado de desconto, voltado a preço baixo. Para manter a competitividade, as lojas operam com custos menores do que os de uma loja tradicional. Utilizam, por exemplo, exposição em pallets acomodando grande quantidade de mercadorias de alto giro. Enquanto os atacarejos trabalham com preços distintos para compras unitárias e de volume, no Mercadão as mercadorias contam com um único valor, não condicionado à quantidade adquirida. Engana-se quem imagina que, diante dessa proposta de valor, o Mercadão ofereça apenas marcas de preço baixo: o sortimento inclui marcas líderes e conhecidas do público, assim como categorias e segmentos de maior valor.


Fotos: Arquivo SA Varejo

 

Matéria original na revista de dezembro/2021

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                   LinkedIn                                                                                                  ,                                                                                                  Instagram                                                                                                  e                                                                                                  Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Mercadinho São Luiz, Posicionamento, Estratégia, Hard Discount, Premiunização
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mercadinhos São Luiz é eleito um dos melhores lugares para trabalhar no BrasilExpansão

Varejistas regionais avançam com obras de novas unidades

Supermercado corredor congelados IA Adobe StockEstratégia

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados